Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document

View/Open
ATRAVESSAMENTOS E RELATOS DE ... (17.84Mb)

Collections
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
ATRAVESSAMENTOS E RELATOS DE UMA LICENCIANDA: O MAR COMO HISTÓRIA, ESTUDO E INSPIRAÇÃO PARA UMA ESTAGIÁRIA
Suhett, Ana Clara Aguiar
Abstract
Este trabalho apresenta uma análise reflexiva baseada nas experiências vividas durante o estágio supervisionado nas disciplinas de Pesquisa e Prática Educativa do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal Fluminense, explorando a integração entre biologia marinha e educação ambiental por meio de uma abordagem narrativa. Ao longo do estágio, acompanhando aulas de Biologia em turmas do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Niterói/RJ, a licencianda desenvolveu atividade de regência de classe sobre biologia marinha utilizando diversos recursos didáticos. A pesquisa se concentra na jornada da docente em formação, que revisita suas próprias vivências, profissão e percepções e práticas enquanto constrói sua identidade profissional de professora. Nesse percurso, reflete sobre a complexidade do ensino e utiliza a narrativa como uma ferramenta para conectar memórias pessoais e práticas pedagógicas, criando um espaço para questionar crenças, métodos e o papel do professor na sala de aula. A partir dessas reflexões, foram investigadas as relações entre ciência, ensino e sociedade, com ênfase na responsabilidade do educador em formar cidadãos críticos e conscientes sobre questões ambientais. Os resultados revelam que o processo narrativo permitiu à docente em formação não apenas acessar suas experiências passadas, mas também compreender o impacto de suas escolhas no presente e suas aspirações para o futuro. Este exercício de autorreflexão proporcionou um olhar ampliado sobre a prática docente, destacando a importância de valores como empatia, criatividade e adaptabilidade no enfrentamento dos desafios educacionais, além de ponderar sobre a relevância do estágio na formação docente inicial e a potência pedagógica dos recursos utilizados na atividade de regência. Concluímos que a abordagem narrativa é uma metodologia poderosa para a formação docente, pois oferece uma oportunidade de alinhar teoria e prática, valorizando as subjetividades envolvidas no ato de ensinar. Essa perspectiva reforça a necessidade de olhar para o professor como um mediador de conhecimento e um agente transformador no contexto da Educação Ambiental e da formação cidadã.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
SHUHETT, Ana Clara Aguiar. ATRAVESSAMENTOS E RELATOS DE UMA LICENCIANDA: O MAR COMO HISTÓRIA, ESTUDO E INSPIRAÇÃO PARA UMA ESTAGIÁRIA. 2025. 47 f. : il.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025.
Subject(s)
Pesquisa narrativa
Acesso à memórias
Estágio supervisionado
Biologia marinha
Formação docente
Ensino da Ciência
Metodologia do ensino
Metodologia da educação
Narrative research
Memory access
Supervised internship
Marine biology.
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/36596
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram