ATRAVESSAMENTOS E RELATOS DE UMA LICENCIANDA: O MAR COMO HISTÓRIA, ESTUDO E INSPIRAÇÃO PARA UMA ESTAGIÁRIA
Acesso à memórias
Estágio supervisionado
Biologia marinha
Formação docente
Ensino da Ciência
Metodologia do ensino
Metodologia da educação
Narrative research
Memory access
Supervised internship
Marine biology.
Abstract
Este trabalho apresenta uma análise reflexiva baseada nas experiências vividas durante o estágio supervisionado nas disciplinas de Pesquisa e Prática Educativa do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal Fluminense, explorando a integração entre biologia marinha e educação ambiental por meio de uma abordagem narrativa. Ao longo do estágio, acompanhando aulas de Biologia em turmas do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Niterói/RJ, a licencianda desenvolveu atividade de regência de classe sobre biologia marinha utilizando diversos recursos didáticos. A pesquisa se concentra na jornada da docente em formação, que revisita suas próprias vivências, profissão e percepções e práticas enquanto constrói sua identidade profissional de professora. Nesse percurso, reflete sobre a complexidade do ensino e utiliza a narrativa como uma ferramenta para conectar memórias pessoais e práticas pedagógicas, criando um espaço para questionar crenças, métodos e o papel do professor na sala de aula. A partir dessas reflexões, foram investigadas as relações entre ciência, ensino e sociedade, com ênfase na responsabilidade do educador em formar cidadãos críticos e conscientes sobre questões ambientais. Os resultados revelam que o processo narrativo permitiu à docente em formação não apenas acessar suas experiências passadas, mas também compreender o impacto de suas escolhas no presente e suas aspirações para o futuro. Este exercício de autorreflexão proporcionou um olhar ampliado sobre a prática docente, destacando a importância de valores como empatia, criatividade e adaptabilidade no enfrentamento dos desafios educacionais, além de ponderar sobre a relevância do estágio na formação docente inicial e a potência pedagógica dos recursos utilizados na atividade de regência. Concluímos que a abordagem narrativa é uma metodologia poderosa para a formação docente, pois oferece uma oportunidade de alinhar teoria e prática, valorizando as subjetividades envolvidas no ato de ensinar. Essa perspectiva reforça a necessidade de olhar para o professor como um mediador de conhecimento e um agente transformador no contexto da Educação Ambiental e da formação cidadã.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SHUHETT, Ana Clara Aguiar. ATRAVESSAMENTOS E RELATOS DE UMA LICENCIANDA: O MAR COMO HISTÓRIA, ESTUDO E INSPIRAÇÃO PARA UMA ESTAGIÁRIA. 2025. 47 f. : il.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025.Subject(s)
Pesquisa narrativaAcesso à memórias
Estágio supervisionado
Biologia marinha
Formação docente
Ensino da Ciência
Metodologia do ensino
Metodologia da educação
Narrative research
Memory access
Supervised internship
Marine biology.