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Title: Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas: um estudo de caso na Região do Médio Paraíba - RJ
Authors: Oliveira, Natália Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor: Abegão, Luís Henrique
metadata.dc.contributor.members: Oliveira, Murilo Alvarenga
Pereira, Rodrigo Carlos Marques
Issue Date: 18-May-2017
Abstract: Grande parte dos livros atuais trabalham com estratégias de marketing para médias e grandes empresas, gerando certa dificuldade em adaptar tais conceitos às micro e pequenas empresas. Partindo dessa deficiência, este trabalho vem citar algumas referências já elaboradas nessa área, bem como, associar tais conceitos a casos práticos e analisar como as estratégias de marketing podem auxiliar o crescimento dessas micro e pequenas empresas. Alguns conteúdos direcionados a médias e grandes empresas serão trabalhados de maneira que se adéquem à realidade das empresas de pequeno porte. O principal objetivo do trabalho é analisar se é possível aplicar as estratégias de marketing citadas nas empresas em questão, especialmente das analisadas no estudo de caso, qual a melhor maneira de fazê-lo e qual a contribuição dessa aplicação para as mesmas. Serão descritos e analisados, neste trabalho, estudos de casos de micro e pequenas empresas da região sul fluminense. Ao final, o trabalho demonstra que com um pouco de planejamento e dando a devida importância às estratégias discutidas, micro e pequenas empresas também podem se beneficiar muito delas, ainda que seja em uma proporção menor do que as grandes organizações. E que tais estratégias são de importância vital também para empresas de menor porte.
metadata.dc.description.abstractother: The most part of the literature works with marketing strategies for medi um and large companies, creating some difficulty in adapting these concepts to micro and small enterprises. From this deficiency, this work come to explore some references that had already been produced in this area, as well, link such concepts in practical cases and examine how marketing strategies can help the growth of these micro and small enterprises. Some content targeted at midsize and large companies will be worked out in ways that suit the reality of small businesses. The main objective is to verify if it's possible to apply the marketing strategies mentioned in the companies concemed, especially those analyzed in the studied case, and what is the"better way to do it and what the contribution of that application to them. Will be described and analyzed in this work, studied cases of micro and small enterprises in the southem region of Rio de Janeiro.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3663
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