SENTIDOS DE SER CARIOCA: RELAÇÕES DE IDENTIDADE E CONSUMO NA REVISTA CANAL EXTRA
Identidade
Consumo
Representações sociais
Carioca
Rio de Janeiro
Naturalidade
Identidade social
Consumo (Economia)
Magazine journalism
Identity
Social representation
Consumption
Almeida, Ana Paula Gonçalves de | Posted on:
2015
Abstract
O objetivo deste trabalho é analisar a revista Canal Extra, distribuída aos domingos no jornal
Extra, jornal de maior circulação na cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, trata-se de um
veículo que se apresenta como um dos principais expoentes da representação da chamada
nova classe média no jornalismo diário carioca, definido como seu público-alvo. Para
compreender o seu discurso e o modo como esse público é representado, a revista é
contextualizada como suporte midiático, assim como sua relação com a cidade e o carioca, e o
seu potencial na criação de sentidos e pertencimentos. A partir do levantamento e análise das
seções da revista no período de dois anos, são discutidas as relações entre consumo,
identidade e hegemonia representados nas páginas da Canal Extra com a disseminação de
hábitos culturais, consumo, modas e tendências
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
Jornalismo de revistaIdentidade
Consumo
Representações sociais
Carioca
Rio de Janeiro
Naturalidade
Identidade social
Consumo (Economia)
Magazine journalism
Identity
Social representation
Consumption