12 DE OUTUBRO NO MUNDO HISPÂNICO: RECONFIGURAÇÕES DISCURSIVAS DE UM DISPOSITIVO MEMORIAL
Mundo hispânico
Dispositivo memorial
Análise do discurso
Civilização hispânica
Memória
Análise do discurso
12th
Hispanic world
Memorial device
Discourse analysis
Sánchez, Beatriz Adriana Komavli de | Posted on:
2016
Abstract
O objetivo desta tese é reunir num arquivo diversas materialidades semióticas atreladas à
data comemorativa do 12 de outubro no mundo hispânico, desde sua instituição até a
atualidade. A partir desse arquivo nos propomos: (a) analisar a rede de sentidos (saberes,
poderes e subjetividades) que possibilitou a instituição da data do 12 de outubro no mundo
hispânico, bem como suas reconfigurações, e, consequentemente, (b) contribuir para a
reflexão em torno da noção de hispanidade ao longo deste último século. A partir das recentes
redesignações da data em algumas nações da América do Sul, formulamos nossa pergunta de
pesquisa: como se materializa a rede de restrição de sentidos, ou seja, o que pode e não pode
ser dito em um determinado contexto histórico-social, que possibilitou a instituição da data
do 12 de outubro no mundo hispânico, bem como as reconfigurações? Os conceitos que
norteiam esta pesquisa advêm do marco teórico da AD francesa, e contempla proposições
provenientes dos estudos enunciativos que consideram em suas análises a materialidade
linguística (COURTINE, 2009; MAINGUENEAU, 2001, 2008a, 2008b, 2015; ORLANDI,
1990, 1998, 2001, 2011). Cabe ressaltar que a AD é uma disciplina entre, visto que se
constitui em um espaço interdisciplinar, no diálogo com outros campos do saber. No caso
desta tese, estabelecemos um diálogo com as ciências humanas, como a história
(ANDERSON, 2011; FOUCAULT, 1995; HOBSBWAM, 1984; LE GOFF, 1990), a
filosofia (DELEUZE, 1990, 1995; DUSSEL, 1990) e os estudos culturais (HALL, 2003,
2015; SANTOS, 2010). As noções norteadoras são: tradição inventada, arquivo, dispositivo,
memória discursiva, práticas e acontecimentos discursivos. Nosso espaço discursivo
compreende 34 materialidades produzidas em diversos âmbitos: político-institucional,
midiático e pedagógico e acadêmico, abrangendo de decretos e bandeiras, notícias,
publicidades, até revista infantil. Concebemos tanto a instituição da data quanto as
reconfigurações do dispositivo memorial como unidades não tópicas plurifocais
(MAINGUENEAU, 2008b, 2015). A instituição da data como comemorativa corresponde ao
objeto discursivo raça/hispanidade, recentemente reconfigurado como: descolonização;
resistência indígena e respeito à diversidade cultural. As conclusões apontam que o
entendimento atual da memória como dever (HEYMANN, 2007; HUYSSEN, 2004), junto
com os novos paradigmas das globalizações contra-hegemônicas que vêm se perfilando,
apontados por Santos (2010), parecem embasar o novo regime de enunciabilidade que
possibilita que toda uma nova série de regularizações se projete nas reconfigurações do
dispositivo memorial do 12 de outubro. Os enunciados também são forças e sentidos que
lutam. Nesse aspecto concluímos que a reconfiguração ‘descolonização’ é a que mais
combate e impugna a configuração raça/hispanidade
[Texto sem Formatação]
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Document type
TeseSubject(s)
12 de outubroMundo hispânico
Dispositivo memorial
Análise do discurso
Civilização hispânica
Memória
Análise do discurso
12th
Hispanic world
Memorial device
Discourse analysis
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