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Title: Crenças de uma professora de inglês no contexto do Programa Rio Criança Global
Authors: Barbosa, Suellen do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Ricardo Luiz Teixeira de
metadata.dc.contributor.members: Coimbra, Monica de Souza
Farias, Claudia Valéria Vieira Nunes
Issue Date: 2016
Abstract: O presente estudo tem por objetivo investigar as crenças de uma professora de inglês, lotada na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, sobre o ensino de língua inglesa no contexto do Programa Rio Criança Global. Tal programa foi implementado no ano de 2010 pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e objetiva intensificar o ensino de inglês a partir do primeiro ano do ensino fundamental. Como embasamento teórico, foram utilizados os estudos sobre crenças em educação linguística de Abrahão (2006); Barcelos (2006, 2007); entre outros. Também foram adotadas as seguintes teorias que estão inseridas no campo da linguística cognitiva: a da Metáfora Conceptual; a dos Mapeamentos Cognitivos Idealizados e a dos Espaços Mentais. Para isso, recorri aos estudos de Lakoff e Johnson (1980/2002); Fauconnier & Turner (2002); Sardinha (2007); Chiavegatto (2009). Para produção de dados, a metodologia se baseou na aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas e em escala; entrevista e observação de aulas ministradas pela professora informante. De modo a organizar os dados obtidos através dos instrumentos mencionados, as crenças identificadas no discurso da docente foram dividias em quatro categorias: Crenças em relação aos alunos; Crenças em relação ao material didático; Crenças em relação ao programa Rio Criança Global; Crenças em relação ao papel do professor. Os resultados apontam que a informante não acredita na total funcionalidade do programa e acredita em um ensino de inglês mais voltado à realidade social do aluno
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to investigate the beliefs of an English language teacher, who works at Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, about the English language teaching in the Rio Criança Global Program context. That program was implementated in 2010 by the local government and aims to intensify the teaching of English in the primary school. As theorical reference, Abrahão’s (2006); Barcelos’ (2006, 2007); among other studies about beliefs in lingustic education were used. Futhermore, the following theories, which are embedded in the cognitive linguistics field, were adopted: Conceptual Metaphor; Idealized Cognitive Models and Mental Spaces. Thereunto, I used Lakoff e Johnson (1980/2002); Fauconnier & Turner (2002); Sardinha (2007) and Chiavegatto’s (2009) studyings. In order to produce the data for this research, the methodology was based in the application of a questionnaire with open and closed questions and in scale; interview and observation of the classes given by the informant. With the purpose of organizing the data gotten from the mentioned instruments, the beliefs identified in the teacher’s discourse were divided in four categories: Beliefs in relation to the students; Beliefs in relation to the textbook; Beliefs in relation to the Rio Criança Global program; Beliefs in relation to teacher’s role. The results point that the informant does not believe in the total functionality of the program and believes in teaching of English more concerned with the social reality of the student
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3674
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