MODULAÇÃO CRÔNICA DOS RECEPTORES ENDOCANABINOIDES EM UM MODELO ANIMAL DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Sistema endocanabinóide
Modelo animal.
Neurobiologia
Adolescência
Transtorno do neurodesenvolvimento
ADHD
Endocannabinoid system
Animal Model
Abstract
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta crianças e adolescentes, envolvendo uma disfunção monoaminérgica central que compromete a função executiva. As vias dopaminérgicas desempenham um papel crucial ao conectar áreas corticais e subcorticais, regulando aspectos como comportamento e emocionalidade. Nesse cenário, o sistema endocanabinoide atua modulando a ação da dopamina no cérebro, principalmente por meio da ativação dos Receptores endocanabinóide 1 (CB1) e 2 (CB2), influenciando a interação entre essas vias e o controle das funções cognitivas e emocionais. O projeto se propôs a investigar os possíveis efeitos de uma modulação crônica do agonismo/antagonismo dos receptores endocanabinoides nos aspectos comportamentais associados ao TDAH. Os aspectos estudados foram hiperatividade, avaliação de risco e memória de trabalho. Para esse efeito foram utilizados ratos da linhagem Ratos Espontaneamente Hipertensos (SHR – Spontenously Hipertensive Rats), que corresponde a um dos principais modelos animais para o estudo do transtorno, e ratos da linhagem Wistar Kyoto, que representam um controle clássico para pesquisas com SHRs. Foram analisadas a densidade proteica dos receptores CB1 e CB2, além das enzimas Lipase de Monoacilglicerol (MAGL) e Hidrolase de Amidas de Ácidos Graxos (FAAH), no córtex pré-frontal, estriado, hipocampo e cerebelo dos animais. A conclusão dos experimentos revelou que os parâmetros comportamentais avaliados não foram afetados significativamente pelo tratamento farmacológico crônico. A linhagem SHR preservou um fenótipo associado a maior hiperatividade e a déficits na avaliação de risco e na memória de trabalho em relação à linhagem WKY. Subjacente a esse contraste, também foram observadas diferenças entre os sexos, em que as fêmeas exibiram um maior comportamento de risco e maiores níveis de locomoção em comparação com os machos em ambas as linhagens. As análises moleculares revelaram um maior conteúdo protéico do receptor CB1 no córtex pré-frontal e da enzima MAGL no estriado de ratos SHR machos em comparação com ratos WKY machos. O tratamento crônico não demonstrou efeitos significativos nos parâmetros comportamentais, entretanto, as diferenças na densidade proteica de agentes do sistema endocanabinoide no córtex pré-frontal e estriado de machos da linhagem SHR, revela uma possível influência do sistema endocanabinoide na neurobiologia do TDAH específica ao sexo.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
DAVIS, Marina Pollis. Modulação crônica dos receptores endocanabinoides em um modelo animal do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2025. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025.Subject(s)
TDAHSistema endocanabinóide
Modelo animal.
Neurobiologia
Adolescência
Transtorno do neurodesenvolvimento
ADHD
Endocannabinoid system
Animal Model