ANÁLISE IN SILICO DA RESISTÊNCIA AOS TRATAMENTOS CONVENCIONAIS ASSOCIADA À REGULAÇÃO GÊNICA MEDIADA POR RNAS LONGOS NÃO CODIFICANTES (LNCRNAS) NO CÂNCER DE OVÁRIO SEROSO DE ALTO GRAU
Oncologia
Quimioterapia
Oncology
Computational biology
Chemotherapy
Abstract
Dentre a diversidade de malignidades ginecológicas, o câncer de ovário é considerado um dos tipos mais letais entre as mulheres, sendo a sétima maior causa de morte no mundo. No Brasil, segundo projeções do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que para o triênio 2023-2025, 7.310 novos casos com 3% de risco a cada 100 mil mulheres. Os carcinomas epiteliais, especialmente o seroso de alto grau, representam a maioria dos casos (90%), com diagnóstico muitas vezes tardio, contribuindo para a baixa sobrevida das pacientes. Embora com os avanços na quimioterapia, como a combinação de paclitaxel e cisplatina nos anos 90, as taxas de sobrevida das pacientes diagnosticadas com câncer de ovário seroso de alto grau (HGSOC, do inglês High-Grade Serous Ovarian Carcinoma) tenham melhorado significativamente, ainda é necessário o desenvolvimento de novas formas terapêuticas menos agressivas e citotóxicas. RNAs longos não codificantes são moléculas que não são traduzidas em proteínas e parecem estar envolvidos na regulação gênica de diversos processos biológicos relacionados à carcinogênese, como a proliferação, diferenciação, resposta imune, e até como biomarcadores de resistência a tratamentos. Por esses motivos, o objetivo deste trabalho é identificar e avaliar a expressão de novos lncRNAs relacionados à resistência aos tratamentos quimioterápicos em casos de pacientes acometidas por HGSOC, assim como, as vias de regulação gênica e metabólicas impactadas neste processo. Para isso, foram obtidos dados públicos de bulk RNA-seq deste subtipo tumoral e suas sobrevidas avaliadas. Em seguida, com base no intervalo livre de progressão e na sobrevida global das pacientes, estas foram divididas em grupos de resposta aos tratamentos para então avaliar a expressão diferencial dos lncRNAs identificados entre esses grupos, bem como, das vias impactadas durante o processo de resistência aos tratamentos. Foram identificados diversos lncRNAs superexpressos e sub expressos em pacientes resistentes, tais como SOX21-AS1, HOTAIR, UMODL1.AS1, IGBP1-AS1 e SIX3-AS1 que corroboram os achados na literatura e suas relações com os diversos processos de desenvolvimento deste subtipo tumoral, principalmente quando a resistência aos tratamentos realizados para câncer de ovário, como a combinação de derivados de platina e taxano. Todos os achados deste trabalho corroboram que a metodologia de análise aplicada foi adequada para responder aos objetivos propostos embora sejam necessários outros conjuntos de dados e abordagens mais específicas para validação dos mesmos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
CASTRO, Layse Gomes. ANÁLISE IN SILICO DA RESISTÊNCIA AOS TRATAMENTOS CONVENCIONAIS ASSOCIADA À REGULAÇÃO GÊNICA MEDIADA POR RNAs LONGOS NÃO CODIFICANTES (lncRNAs) NO CÂNCER DE OVÁRIO SEROSO DE ALTO GRAU. 2025. 77 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025.Subject(s)
Biologia computacionalOncologia
Quimioterapia
Oncology
Computational biology
Chemotherapy