A VOZ E A MEDIAÇÃO DE LEITURA: PARTITURIZAÇÃO, PERFORMANCE E PROVOCAÇÃO
Mediação
Performance
Partiturização da voz
Leitura
Discurso em literatura
Performance (Arte)
Análise do discurso
Reading
Mediation
Performance
Partiturization of voice
Pitthan, Iran Nascimento | Posted on:
2017
Abstract
Esta pesquisa é um estudo sobre mediação de leitura e corporalidade da voz. Nosso foco são
os elementos paralinguísticos ligados à performance da sonorização vocal, fundamentais na
emissão do texto, em busca de efeitos capazes de atingir e captar o interlocutor-ouvinte. A partir
dos conceitos da Teoria Semiolinguística, proposta por Patrick Charaudeau, discutimos o
acontecimento enunciativo do Modo Narrativo, com textos ficcionais apresentados em 1 ª
pessoa. Os sujeitos da linguagem são pensados como atores de um momento histórico,
considerando, além de seus comportamentos sócio-político-culturais, o ato comunicativo e,
durante a encenação discursiva, o espaço ocupado pelo mediador. Detivemo-nos na
organização da enunciação, especificamente em relação à voz e em seus atributos (naturais ou
estudados) juntamente com os elementos suprassegmentais que colaboram para expressar
sentidos, ou realçá-los. A intenção é de instigar principalmente o desenvolvimento das
competências necessárias à leitura, indispensáveis para que se depreendam intenções mais
profundas do texto, com inferências possíveis diante do conhecimento de mundo. Seguimos
apoiados nos registros de Paul Zumthor sobre performance, momento único dentro do espaçotempo e da situação de comunicação. A força da leitura performática – com a devida atenção à
vocalidade do texto (tom), apontada por Dominique Maingueneau, e às nuances mais
significantes, integrando mediador-narrativa – se reflete nas reações demonstradas pelos
interlocutores durante a interação. Para a compreensão da aderência entre as vozes do texto e
do mediador, propusemos uma partiturização da voz, tomando como base o Alfabeto Fonético
Internacional (AFI), os estudos do linguista Ivan Fónagy e das fonoudiólogas e professoras
Maria da Glória Beuttenmüller e Jane Guberfain. Mais do que uma simples leitura
compartilhada, a leitura performática se apresenta como estratégia determinante na captação de
novos leitores
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSubject(s)
LeituraMediação
Performance
Partiturização da voz
Leitura
Discurso em literatura
Performance (Arte)
Análise do discurso
Reading
Mediation
Performance
Partiturization of voice
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