INFRA-ESTRUTURA DE INFORMAÇÃO: CLASSIFICAÇÃO E PADRONIZAÇÃO COMO FATORES DE CONVERGÊNCIA EM GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Classificação nas ciências
Epistemologia social
Gestão de ciência e tecnologia
Ciência da informação
Information infrastructure
Classification in science
Information science
Social epistemology
Science and technology management
Alvares Junior, Laffayete de Souza | Posted on:
2007
Abstract
Apresenta um estudo exploratório de algumas das dimensões do conceito de infra-estrutura de informação no cenário de gestão de Ciência e Tecnologia brasileira, buscando reconstituí-la como um artefato político de convergência dos atores de redes sóciotécnicas para categorias de sistemas de informação os quais a integram e cujo funcionamento social atravessa na construção de um mundo social, ou uma comunidade de prática, uma realidade que difere do mundo real. Demonstra seus limites e reconstrói o papel da organização do conhecimento na gestão e avaliação de Ciência e Tecnologia. Oferece uma metodologia exploratória com a qual extrai um discurso para a área de Ciência da Informação, representado pela comunidade de seus cientistas pela via da análise da produção científica de um dos eventos da área (ENANCIB) e pela via da Governança, através da análise da Tabela de Áreas do Conhecimento – TAC do CNPq. Confronta ambos os discursos extraídos na busca por uma identidade entre projetos de organização concluindo que há muitos questionamentos da organização mostrando que as intenções na representação, como dizem Le Moigne e Caraça, devem ser consideradas na elaboração dos sistemas de informação, influenciando o funcionamento das infra-estruturas de informação. Apresenta as classificações e padrões como dispositivos reguladores das relações e funcionamentos sociais nos ambientes em que intervêm e que organizam, conformando naturalização, transparência e convergência como possibilidades de formatação de tais ambientes. Discute o papel de modelador de tais dispositivos demonstrando por um lado sua limitação na avaliação do funcionamento completo das infra-estruturas, e por outro lado o seu potencial em nela intervir através da inscrição que realiza influenciando os sistemas que cria.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
Alvares Junior, Lafayete de Souza. Infra-estrutura de informação: classificação e padronização como fatores de convergência em gestão de Ciência e Tecnologia. 2007. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal Fluminense Niterói, 2007. Disponível em: <http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2350>.Subject(s)
Infra-estrutura de informaçãoClassificação nas ciências
Epistemologia social
Gestão de ciência e tecnologia
Ciência da informação
Information infrastructure
Classification in science
Information science
Social epistemology
Science and technology management