UMA ANÁLISE FEMINISTA DA CONSTRUÇÃO DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS APROVADOS PELO PNLD 2014
Gênero
Livro didático
Letramentos
Feminismo
Gênero
Livro didático
Letramento
Programa Nacional do Livro Didático
Feminism gender
Textbook
Literacies
PNLD
Castro, Maria Gabriella Mayworm de | Posted on:
2017
Abstract
Esta pesquisa investiga, sob uma perspectiva feminista, a construção de noções de gênero nos livros
didáticos de inglês do 9° ano aprovados pelo PNLD 2014. Situado no campo da Linguística
Aplicada Transgressiva (PENNYCOOK, 2007) e com o aporte teórico de letramentos críticos
(CERVETTI, PARDALES e DAMICO, 2001; BISHOP, 2014; KALANTZIS e COPE, 2012) e
multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000), este estudo examina as personagens de textos e
imagens e as atividades dos livros didáticos. Compreendo gênero como performatividade
(BUTLER, 1988) que permeia todas as práticas de letramento, e analiso a construção de noções de
gênero com base no feminismo enquanto epistemologia do Sul (SOUSA SANTOS e MENESES,
2009), levando em conta elementos do feminismo radical, interseccional e descolonial (GALVÁN,
2014; CASTILLO e NAVAZ, 2008; ANZALDÚA, 1987; DWORKIN, 1976, CRENSHAW,
1994). Este estudo tem caráter subjetivo e inscreve-se no contexto da Modernidade Líquida
(BAUMAN, 2000). Logo, a pesquisa posiciona-se diante do fluxo intenso e seletivo de
informações, relações, de pessoas, de capital e de recursos semióticos, e busca relacionar gênero,
identidade, escola e Estado, a partir do livro didático. Revisando políticas públicas históricas como
os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio
(OCEM) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), até movimentos antagônicos atuais
como o Escola Sem Partido, este estudo se situa em um momento histórico de acirramento de
conflitos políticos e ideológicos no que tange a construção de noções de gênero no espaço público
e escolar, e busca contribuir com entendimentos sobre essas construções
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
FeminismoGênero
Livro didático
Letramentos
Feminismo
Gênero
Livro didático
Letramento
Programa Nacional do Livro Didático
Feminism gender
Textbook
Literacies
PNLD
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: