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dc.contributor.advisorJorge, Silvio Renato-
dc.contributor.authorMilner, Guilherme Nogueira-
dc.date.accessioned2017-05-23T14:24:17Z-
dc.date.available2017-05-23T14:24:17Z-
dc.date.issued2017-05-23-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3693-
dc.description.abstractBaseado em teóricos que buscaram conceituar e explicar questões referentes à percepção da morte e do suicídio em sociedades ditas ocidentais, como Alvarez, Ariès, Durkheim, Marx, entre outros, este trabalho busca estabelecer uma análise crítica da novela passional Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, com a finalidade de observar a trajetória que leva à morte as três personagens principais: Teresa, Simão e Mariana. Podemos verificar que as personagens possuem uma trajetória ascendente, que ruma para a salvação ou para o heroísmo, mesmo quando esse final é resultado de uma morte-voluntária. O ato de se matar, que no romance estudado aparece como um destino heroico para as personagens, não encontrava o mesmo tratamento na sociedade portuguesa da época, conforme se pode verificar no estudo prévio de alguns periódicos do período oitocentista, como a Revista Universal Lisbonense e a Revista Contemporânea de Portugal e Brazil, em que as notícias, por via de regra, se referiam aos suicidas que ilustravam suas páginas como “infelizes” ou “desgraçados(as)”. Para melhor contextualização da novela no conjunto dos textos camilianos em que o referido tema aparece, essa dissertação proporá, por fim, uma leitura comparativa da novela A sereia, do mesmo autor, atualmente pouco conhecida do grande público, em que se pode destacar a presença de personagens que dialogam nitidamente com aquelas presentes na obra de maior sucesso do escritor portuguêspt_BR
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dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleQuando a tinta acaba: o suicídio e o deixar-se morrer em Amor de perdiçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCamilo Castelo Brancopt_BR
dc.subject.keywordSuicídiopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura portuguesa oitocentistapt_BR
dc.subject.keywordRomantismopt_BR
dc.contributor.membersFigueiredo, Mônica do Nascimento-
dc.contributor.membersCruz, Carlos Eduardo Soares da-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorCastelo Branco, Camilo, 1825-1890; Amor de Perdição; crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.descriptorMorte na literaturapt_BR
dc.subject.descriptorLiteratura portuguesapt_BR
dc.subject.keywordotherCamilo Castelo Brancopt_BR
dc.subject.keywordotherSuicidept_BR
dc.subject.keywordotherLittérature portugaise du XIXème sièclept_BR
dc.subject.keywordotherRomantismept_BR
dc.description.abstractotherFondé sur des théoriciens qui ont cherché à conceptualiser et à expliquer des questions touchant la perception de la mort et du suicide au sein des sociétés dites occidentales, comme Alvarez, Ariès, Durkheim, Marx, entre autres, ce travail cherche à établir une analyse critique de la nouvelle passionnelle Amor de Perdição (Amour de Perdition), de Camilo Castelo Branco, ayant pour finalité d’observer le chemin qui mène à la mort les trois personnages principaux: Teresa, Simão et Mariana. On constate que les personnages ont une trajectoire ascendante, en direction du salut ou du héroïsme, même quand cette fin résulte d’une mort-volontaire. L’acte de se tuer, qui apparaît dans le roman étudié comme un destin héroïque pour les personnages, n’était pas traité de la même manière par la société portugaise de l’époque, comme on peut vérifier en étudiant au préalable quelques périodiques du XIX ème siècle, comme la Revista Universal Lisbonense (Revue Universel de Lisbonne) et la Revista Contemporânea de Portugal e Brazil (Revue Contemporaine du Portugal et Brésil), où les annonces faisaient couramment référence aux suicides qui illustraient leurs pages comme «malheureux» ou «sales». À fin d’une meilleure contextualisation de la nouvelle dans le recueil de textes de Castelo Branco où la thématique abordée apparaît, cette dissertation proposera, enfin, une lecture comparative de la nouvelle A sereia (La sirène), du même auteur et actuellement peu connue du grand public, dans laquelle on peut souligner la présence de personnages qui dialoguent nettement avec ceux de l’oeuvre la plus connu de l’écrivant portugaispt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literaturapt_BR
dc.degree.date2017-02-20-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:POSLIT - Tese e Dissertação

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