Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3710
Title: Planejamento estratégico em uma pequena cervejaria artesanal
Authors: Mourão, Catarina Loureiro de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Hecksher, Suzana Dantas
metadata.dc.contributor.members: Ribeiro, Priscilla Cristina Cabral
Silva Filho, Sergio Jose Mecena da
Issue Date: 25-May-2017
Abstract: As micro, pequenas e média empresas representam um dos principais motores da economia brasileira pela sua enorme capacidade geradora de emprego e renda, pela contribuição para redução da informalidade e promoção do empreendedorismo. No entanto, essas empresas apresentam uma alta taxa de falência em seus primeiros anos como resultado de diversos fatores, destacando-se a falta de planejamento estratégico estruturado. O presente projeto teve como objetivo a estruturação do planejamento estratégico da pequena cervejeira “Three Monkeys Beer”. Para tanto, foi utilizada uma adaptação do método Aproar de direcionamento estratégico, incluindo levantamentos e análises relativas a mercado, diferenciais competitivos, processos, recursos entre outros. Como resultado, foram identificadas áreas de ação prioritárias e definido um conjunto de medidas a serem tomadas no curto e médio prazos para alavancar a competitividade da empresa. O processo de pesquisa para elaboração deste projeto e a experiência de interagir com os empresários na construção do planejamento estratégico teve também como resultado a ampliação e consolidação dos conhecimentos dos envolvidos sobre conceitos e métodos de planejamento estratégico aplicados ao contexto de pequenas empresas.
metadata.dc.description.abstractother: Micro, small and medium enterprises are one of the main drivers of the Brazilian economy due to its enormous capacity to generate employment and income, to reduce informality and promote entrepreneurship. However, these companies have a high bankruptcy rate in their early years as a result of several factors, particularly the lack of structured strategic planning. This project aimes to develop the strategic planning of the small brewery "Three Monkeys Beer". For that, an adaptation of the Aproar method of strategic direction was used, including surveys and analyzes related to the market, competitive differentials, processes and resources. As a result, priority areas of action were identified and for those areas were defined a set of measures to be taken in the short and medium term to leverage the company's competitiveness. The research process to elaborate this project and the experience of interacting with the entrepreneurs in the construction of the strategic planning had as a result the expansion and consolidation of the knowledge of those involved about concepts and methods of strategic planning applied to the context of small companies.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3710
Appears in Collections:TEP - Projeto Final de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROJETO FINAL - Catarina Loureiro de Oliveira Mourão .pdf3.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.