Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3711
Title: O uso da teoria das restrições na gestão de estoques: um estudo de caso aplicado em uma fábrica do setor de óleo e gás
Authors: Fontenelle, Luis Felipe
metadata.dc.contributor.advisor: Maciel, Marcelo Monteiro
metadata.dc.contributor.members: Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
Salles, Mara Telles
Issue Date: 25-May-2017
Abstract: O objetivo deste trabalho é mostrar como um conjunto de ferramentas e uma linha de raciocínio que estão contidas na Teoria das Restrições podem ser usados para auxiliar na identificação de problemas e criação de soluções na gestão de estoques na empresa estudada. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso, que tomou como unidade de análise uma empresa do setor de óleo e gás, elaborando um framework para facilitar o entendimento do problema de excesso de estoques do material escolhido para estudo e propor uma solução para reduzi-lo. O levantamento de dados foi feito através da realização de entrevistas, reuniões, disponibilização de arquivos pela empresa e observações. A análise tomou como referência a vasta literatura acerca de métodos de gestão de estoques e o acervo da Teoria das Restrições. Os resultados mostraram que há uma enorme oportunidade de melhoria no que diz respeito ao aumento da eficiência de processos na cadeia de suprimentos e à redução de custos envolvidos na compra e na estocagem do material em questão, e que essa melhora pode ser replicada para diversos outros materiais utilizados na empresa.
metadata.dc.description.abstractother: The goal of this work is to show how a set of tools and a thinking process that are contained in the Theory of Constraints can be used to help identify problems and create solutions for the inventory management within the company. The research strategy employed was a case study, which took as the analysis unit an oil and gas company to build a framework and facilitate the understanding of the overstock problem on the material chosen for study and propose a solution to reduce it. The data collection was done through interviews, meetings, access to the company’s files and observations. The analysis referred to the broad literature on inventory management and to the Theory of Constraints bibliography. The results showed that there is a huge opportunity for improvement regarding the increasing of processes efficiency and the cost reduction involved in purchasing and storing the material in matter and that this improvement can be replicated for the several other materials used in the company.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3711
Appears in Collections:TEP - Projeto Final de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto Final Completo e formatado vfinal- Luis Felipe Fontenelle.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.