O CONTEÚDO DE LUTAS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA LITERATURA
Lutas
Metodologia
Pedagogia
Cultura do movimento
Educação física
Ensino de educação física
Esporte escolar
Luta (Esporte)
Physical education
Martial arts
Methodology
Pedagogy
Movement culture
Abstract
A Educação Física escolar sempre foi um tema de debate acadêmico, e as Lutas como parte de seu conteúdo tem um certo enfoque de estudos para seu uso dentro do ambiente escolar, com isso se fez o seguinte trabalho intitulado “O Conteúdo de Lutas no Ambiente Escolar”. A pesquisa parte de uma análise, onde se pretende identificar e abordar as lacunas existentes na literatura, buscando compreender as áreas específicas que ainda não foram exploradas e propor novas possibilidades de pesquisa para preencher essas lacunas, adotando uma metodologia de revisão de escopo, analisando trabalhos acadêmicos disponíveis no Catálogo de Teses da CAPES, com foco em dissertações de mestrado e teses de doutorado publicadas entre 2014 e 2023. Os resultados apontam para a necessidade de sistematizar o ensino das lutas e refletir pedagogicamente sobre sua implementação, destacando desafios como a falta de recursos teórico-práticos, além da associação das lutas com a violência. As conclusões enfatizam a importância das lutas como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento integral dos alunos, propondo que sejam integradas ao currículo da educação básica como parte da cultura do movimento.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
QUEIROZ, Felipe Schmidt. O conteúdo de lutas no ambiente escolar: uma análise da literatura. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.Subject(s)
Educação físicaLutas
Metodologia
Pedagogia
Cultura do movimento
Educação física
Ensino de educação física
Esporte escolar
Luta (Esporte)
Physical education
Martial arts
Methodology
Pedagogy
Movement culture