TEMAS DE SOCIOLINGUÍSTICA NO ENEM: UMA ANÁLISE GLOTOPOLÍTICA
Glotopolítica
ENEM
Ideologias linguísticas
Sociolingüística
Glotopolítica
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Lingüística
Sociolingüística
Glotopolítica
ENEM
Ideologias linguísticas
Abstract
Nossa pesquisa tem caráter qualitativo e tem como foco analisar e discutir, sob perspectiva glotopolítica, temas de interesse da sociolinguística em suas diversas
vertentes nas provas de Linguagens e Redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Analisamos especificamente os enunciados das provas de Língua Portuguesa e de Redação do mencionado exame, em que buscamos observar se a apresentação de conteúdos relacionados à sociolinguística é teoricamente consistente, se apresenta problematizações dos temas trabalhados e/ou abordagens potencialmente polêmicas e se houve mudanças significativas no tratamento dessas questões no período entre os anos de 2011 e 2021, que cobre os governos de Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro, a fim de perceber se as mudanças de governo de projetos políticos distintos teve reflexos no tratamento desses conteúdos. Essa análise é a todo tempo acompanhada por reflexões com base na sociolinguística, com perspectiva mais especificamente glotopolítica. Em suma, nossa pesquisa tem como objetivo geral levantar uma discussão sobre como temas de interesse da sociolinguística são apresentados no ENEM e quais concepções de língua podem transmitir. E, mais especificamente, busca compreender a formulação e correção das provas do ENEM, a fim de identificar os agentes glotopolíticos por trás desses processos; analisar, sob perspectiva glotopolítica, questões relacionadas aos temas das categorias: identidade linguística, história sociolinguística e multilinguismo no Brasil, variação linguística e norma; comparar a abordagem dos temas dessas categorias nas provas do ENEM no intervalo de tempo entre o ano de 2011 e 2021, para cobrir os governos de Dilma Rousseff, Michel Temer e de Jair Bolsonaro. Em relação aos agentes glotopolíticos envolvidos na produção do ENEM, chegamos à conclusão de que são múltiplos e de difícil identificação. Analisados os itens que compõem nosso corpus, identificamos que não houve mudanças significativas nos temas abordados e em seu tratamento nesse período que possam sugerir intervenções de caráter político e ideológico. Além de a materialidade das questões apontarem nessa direção, a multiplicidade dos agentes
glotopolíticos envolvidos e o complexo sistema de produção e correção de itens parecem representar uma dificuldade de intervenções político-partidárias significativas nos conteúdos.
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Document type
DissertaçãoSource
RODRIGUES, Marllon Valença. Temas de sociolinguística no ENEM: uma análise glotopolítica. 2023. 161 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
SociolinguísticaGlotopolítica
ENEM
Ideologias linguísticas
Sociolingüística
Glotopolítica
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Lingüística
Sociolingüística
Glotopolítica
ENEM
Ideologias linguísticas