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Dissertação 2024 (2.954Mb)

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APRENDER A LER PARA ENSINAR AOS CAMARADAS: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NA ESCOLA
Souza, Luzia Angélica Borges Andrade de
Abstract
A partir de uma intervenção realizada com uma estudante do Ensino Fundamental I, em uma escola pública do interior da Bahia, essa pesquisa propõe pensar sobre como se produz no ambiente escolar crianças com supostas dificuldades de aprendizagem. Essa análise é feita a partir não só do enredo escolar, mas também considerando outras forças que produzem esse cenário, como os aspectos históricos, políticos, geográficos e sociais. O objetivo é apresentar como esse processo é uma produção social de um determinado tempo, além de afinar para os contornos e especificidades do contexto brasileiro, colonial e neoliberal no qual vivemos. Portanto, discussões como medicalização, biopolítica e colonização se fazem como o alicerce para essa análise. A partir disso, este trabalho segue uma linha propositiva ao desenhar alternativas possíveis para superar a queixa escolar e produzir uma outra relação com o estudante, tendo como ponto de partida uma nova compreensão do próprio conceito de educação. Este trabalho é um convite a compreender que aprendendo a ler a vida de uma outra forma iremos produzir uma outra vida possível.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
SOUZA, Luzia Angélica Borges Andrade de. Aprender a ler para ensinar aos camaradas: processos de subjetivação na escola. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
Subject(s)
educação
subjetivação
alfabetização
medicalização
Estudante de ensino fundamental
Bahia
Dificuldade de aprendizagem
Alfabetização
Medicalização
education
subjectivation
literacy
medicalization
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/37319
License Term
CC-BY-SA
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