Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3733
Title: Planejamento estratégico para pequenos provedores de internet
Authors: Kevorkian, Yan Brito
metadata.dc.contributor.advisor: Silva Filho, Sergio Jose Mecena da
metadata.dc.contributor.members: Farias Filho, Jose Rodrigues de
Pinto, Marco Aurelio Cabral
Issue Date: 29-May-2017
Abstract: O setor de telecomunicações vem se tornando um dos mais dinâmicos da economia global, sendo peça fundamental para o desempenho econômico de cada país. Os pequenos provedores (ISPs) estão se tornando importantes atores neste setor, trazendo para as economias locais, avanços na qualidade de atendimento e serviços, proporcionando maior acesso a informação, cidadania e tecnologia. Em vista de um mercado altamente competitivo, entre grandes e pequenas empresas, este trabalho visa enaltecer a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) do setor e servir de apoio a construção do planejamento estratégico para provedores de pequeno porte, a fim de contribuir para a posição destas empresas no mercado e consequentemente favorecer o crescimento econômico regional nas cidades e comunidades. O estudo, percorre as etapas do planejamento estratégico de empresas utilizando-se ferramentas de apoio para a construção das análises como as 5 forças de competitivas de Porter, Business Model CANVAS, Análise da cadeia de valor e E3value.O objetivo central do estudo é utilizar as ferramentas estratégicas para servir de apoio a construção dos desdobramentos estratégicos das pequenas e médias empresas inseridas neste setor competitivo, contribuindo para o melhor posicionamento destas empresas no mercado. No fim, são apresentadas as possíveis propostas de valor que os ISPs podem oferecer no mercado atual e também algumas questões para reflexão na construção do planejamento estratégico de cada empresa em particular.
metadata.dc.description.abstractother: The telecommunications sector has become one of the most dynamic sector in the global economy, being very powerful for the economic performance of each country. The Internet Service Providers (ISPs) are becoming important players in this sector, bringing advances to the local economies in the quality of service, providing a better access to information, citizenship and technology. In view of a highly competitive market between large and small companies, this work aims to highlight the importance of micro and small enterprises in the sector and support the construction of strategic plan for small providers in order to contribute to the position of these companies in the market and consequently help the regional economic to grow in the cities and communities. The study covers the stages of the strategic plan of companies using support tools for the construction of the analyzes like the 5 competitive forces of Porter, Business Model CANVAS, Value chain analysis and E3value. The main objective of the study is to use the strategic tools to support the construction of the strategic developments of small enterprises in this competitive sector,in a way to contribute these companies to a better positioning in the market. Finally , at the end ,some possible proposals that ISPs can offer in the market are presented and also some questions for reflection on the construction of the strategic plan of each particular company.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3733
Appears in Collections:TEP - Projeto Final de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Yan Britto Kevorkian (1).pdf3.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.