EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CULTURA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO MUNICIPAL ESTEPHÂNIA DE CARVALHO
Cultura Escolar
Estudo de Caso
Inclusive education
School Culture
Case Study Research
Abstract
Este trabalho situa-se no debate sobre a educação inclusiva e a cultura escolar.
Incluir pressupõe a realização de aprendizagens cooperativas entre os sujeitos
participantes do processo educativo, respaldadas por um trabalho em equipe
dialógico e crítico e uma rede de apoio que, sinergicamente, ofereça todo o
suporte necessário para a satisfação do projeto da educação inclusiva. Trata-se
de um desafio bastante complexo, pois exige enfrentar uma cultura escolar
comumente insensível e indiferente à diversidade cultural. Construir espaços e
processos que questionem esse quadro é essencial para estabelecer a
educação inclusiva. Frente ao exposto, realizou-se estudo de caso a partir da
seguinte questão: Como o corpo docente do C.M. Estephânia de Carvalho, São
Gonçalo/RJ, compreende e constrói espaços e processos político-pedagógicos
inclusivos? Como objetivo geral, esteve em cena produzir um manual
informativo-pedagógico sobre educação inclusiva escolar voltado ao corpo
docente do citado colégio. Para tanto, o estudo de caso envolveu uma
triangulação de dados obtidos por meio de entrevista, questionários, análises de
documentos oficiais pertinentes e os pressupostos teórico-conceituais
elencados. A pesquisa permitiu afirmar que, apesar de um conjunto normativo
em prol de uma educação inclusiva escolar voltada a todas as identidades
culturais, tanto os participantes quanto a cultura do colégio ainda não estão
plenamente em sintonia com as proposições fundamentais desse projeto
educativo. Nesse âmbito, a abordagem propôs construir espaços e processos
coletivos de reflexão e ação sobre a educação inclusiva, qualificar os professores
para a educação inclusiva e na educação inclusiva e trabalhar por uma rede de
apoio forte e atuante em prol desse projeto na rede municipal de ensino de São
Gonçalo/RJ. Espera-se que o produto possa contribuir à melhoria da percepção
e atuação dos profissionais envolvidos no cenário educacional para atender as
demandas de inclusão que perpassam o contexto escolar nos seus diversos
níveis.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
BRAGANÇA, Nelia Correa. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CULTURA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO MUNICIPAL ESTEPHÂNIA DE CARVALHO. 2023.104 f. Dissertação. (Mestrado em Diversidade e Inclusão) - Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Educação InclusivaCultura Escolar
Estudo de Caso
Inclusive education
School Culture
Case Study Research