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O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM RECORTE NA ESCOLA MUNICIPAL NILTON BALTHAZAR
Serviço social
Inclusão escolar
Inclusão
Inclusão escolar
Assistente social
Rio das Ostras, RJ
Basic education
Social work
School inclusion
Abstract
Este trabalho aborda a atuação do assistente social na educação básica, com enfoque na inclusão, considerando a implementação da Lei nº 13.935/2019. O estudo contextualiza historicamente a presença desses profissionais no ambiente escolar e analisa os avanços trazidos pela legislação, destacando o impacto no atendimento às demandas psicossociais de alunos e suas famílias. O objetivo principal é compreender como o assistente social contribui para a promoção da equidade e da inclusão escolar, além de identificar desafios estruturais que limitam essa atuação. A pesquisa utiliza revisão de literatura, análise de legislação e uma entrevista com uma assistente social do setor de educação inclusiva. Os resultados indicam que a presença desses profissionais fortalece a articulação entre escola, família e comunidade, promovendo adaptações pedagógicas e acesso a redes de apoio. Contudo, desafios como falta de recursos, formação insuficiente e resistências institucionais dificultam a efetivação plena da Lei. Conclui-se que o serviço social tem papel estratégico na construção de uma educação inclusiva e de qualidade, sendo necessário ampliar investimentos e políticas que consolidem a presença desses profissionais no cotidiano escolar.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
PEREIRA, Lucicleide Ferreira dos Santos. O Serviço Social na Educação Inclusiva com recorte na Escola Municipal Nilton Balthazar. 2025. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Serviço Social, Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2025.Subject(s)
Educação básicaServiço social
Inclusão escolar
Inclusão
Inclusão escolar
Assistente social
Rio das Ostras, RJ
Basic education
Social work
School inclusion