Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Humanidades e Saúde - RHS
  • RGS - Curso de Graduação em Serviço Social - Bacharelado - Rio das Ostras
  • RGS - Trabalhos de Conclusão de Curso - Rio das Ostras
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Humanidades e Saúde - RHS
  • RGS - Curso de Graduação em Serviço Social - Bacharelado - Rio das Ostras
  • RGS - Trabalhos de Conclusão de Curso - Rio das Ostras
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Lucicleide Ferreira dos Santos... (396.5Kb)

Collections
  • RGS - Trabalhos de Conclusão de Curso - Rio das Ostras

Statistics
Metadata
Show full item record
O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM RECORTE NA ESCOLA MUNICIPAL NILTON BALTHAZAR
Pereira, Lucicleide Ferreira dos Santos
Abstract
Este trabalho aborda a atuação do assistente social na educação básica, com enfoque na inclusão, considerando a implementação da Lei nº 13.935/2019. O estudo contextualiza historicamente a presença desses profissionais no ambiente escolar e analisa os avanços trazidos pela legislação, destacando o impacto no atendimento às demandas psicossociais de alunos e suas famílias. O objetivo principal é compreender como o assistente social contribui para a promoção da equidade e da inclusão escolar, além de identificar desafios estruturais que limitam essa atuação. A pesquisa utiliza revisão de literatura, análise de legislação e uma entrevista com uma assistente social do setor de educação inclusiva. Os resultados indicam que a presença desses profissionais fortalece a articulação entre escola, família e comunidade, promovendo adaptações pedagógicas e acesso a redes de apoio. Contudo, desafios como falta de recursos, formação insuficiente e resistências institucionais dificultam a efetivação plena da Lei. Conclui-se que o serviço social tem papel estratégico na construção de uma educação inclusiva e de qualidade, sendo necessário ampliar investimentos e políticas que consolidem a presença desses profissionais no cotidiano escolar.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
PEREIRA, Lucicleide Ferreira dos Santos. O Serviço Social na Educação Inclusiva com recorte na Escola Municipal Nilton Balthazar. 2025. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Serviço Social, Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2025.
Subject(s)
Educação básica
Serviço social
Inclusão escolar
Inclusão
Inclusão escolar
Assistente social
Rio das Ostras, RJ
Basic education
Social work
School inclusion
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/37643
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram