Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES
  • SGO - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Santo Antônio de Pádua
  • PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES
  • SGO - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Santo Antônio de Pádua
  • PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TCC 2024 Livia_Rosa.pdf (798.4Kb)

Collections
  • PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua

Statistics
Metadata
Show full item record
A EVASÃO ESCOLAR E AS DESIGUALDADES SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PERÍODO DE 2022 E 2023: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
Oliveira, Lívia Rosa de
Abstract
O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a temática da evasão escolar, com enfoque nos anos iniciais do ensino fundamental, relacionando-a com a desigualdade social. Tendo em vista os altos índices de evasão escolar, devemos considerar que o Brasil está entre os países mais desiguais do mundo (IBGE, 2020) e que essa desigualdade, sem dúvidas, traz diversas consequências. Podendo ser sociais, como por exemplo, necessidade de ingressar no mercado de trabalho cedo demais, ausência de condições básicas de sobrevivência, ou seja, pobreza extrema, e educacionais, como dificuldades de aprendizagem e adaptação aos métodos utilizados na escola. Assim sendo, pretende-se refletir a partir/ com as pesquisas sobre os diferentes fatores que levam as crianças a evadirem do espaço escolar todos os anos, para assim, contribuir com possíveis estratégias no enfrentamento à evasão. Além disso, a pesquisa focaliza o acentuamento das desigualdades educacionais durante o período da pandemia do COVID-19, que afetou toda a sociedade de maneira geral, mas especialmente o âmbito da educação, que precisou se reformular de maneira rápida e radical, o que prejudicou pais, alunos e professores.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
ALVES, Lázaro; LIMA, M.F.. A força da educação para conter a desigualdade social existente no Brasil. Brasil Escola, 2020. Disponível em < https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-forca-da-educacao-para conter-a-desigualdade-social-existente-no-brasil.htm >. Acesso em: 06/02/2020. ALVARENGA, Darlan; SILVEIRA, Daniel. 25% da população das metrópoles vive em situação vulnerável, com renda de no máximo 1/4 do salário mínimo. G1, 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/06/16/25percent-da populacao-das-metropoles-vive-em-situacao-vulneravel-com-renda-de-no-maximo 14-do-salario-minimo.ghtml>. Acesso em: 20/10/2022. CANDAU, Vera. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cad.Pesq, v.46, n.161, p.802-820, jul/set. 2016. DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: Múltiplos olhares sobre a educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996. DEUS, Andreia; CANCIAN, Queli; SILVA, Anilton; SILVA, Gabriela; MALACARNE, Vilmar. Alfabetização em tempos de pandemia: realidade e desafio na percepção das famílias. ANO V. Volume 14. N° 43. Boa Vista, 2023. ELIAS, Juliana, Desigualdade no Brasil cresceu (de novo) em 2020 e foi a pior em duas décadas. São Paulo, CNN Brasil, 2021. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/economia/desigualdade-no-brasil-cresceu-de-novo em-2020-e-foi-a-pior-em-duas-decadas/ >. Acesso em: 24/05/2022. ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. O manifesto comunista. 5.ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1999. IBGE mede o problema nacional da evasão escolar. G1, 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/07/15/ibge-mede-o problema-nacional-da-evasao-escolar.ghtml>. Acesso em: 21/10/2021. EXAME. Brasil é nono país mais desigual do mundo, diz IBGE. 2020. Disponível em: <https://exame.com/economia/brasil-e-nono-pais-mais-desigual-do-mundo-diz ibge/>. Acesso em: 21/07/2021. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 65ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018. COSTA, Marisa Vorraber. A escola tem futuro?Marisa Vorraber Costa (org.) – Rio de Janeiro: DP & A, 2003. SANTOS, Mateus D.; MENDES, Maria A. L.; SOUZA, Luana A. Evasão Escolar na Pandemia: Estratégias Adotadas por uma Escola Pública, 2022. PLETSCH, Marcia; CARVALHO, Carlos Roberto. Entrevista com Vera Maria Candau. Revista Teias v. 12, n. 24 , p. 279-284 • jan./abr. 2011 – Movimentos sociais processos de inclusão e educação. SOUSA, Angélica; OLIVEIRA, Guilherme; ALVES, Laís. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, 2021. SILVA, DAYANNE DE SOUZA. Trabalho infantil e evasão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade de Brasília. Brasília, p.59. 2022a. SILVA, João Vitor. Direito à educação em tempos pandemias nos anos iniciais do ensino fundamental: é para todos/tas?. Ituiutaba - MG, 2022b. SILVA, Francisca. Desigualdade social e educação em tempos de pandemia. São Bernardo - MA, 2022c. VYGOTSKY, L. S. (2005). Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes (194 páginas) ( 1ªed. 1987).
Subject(s)
Evasão escolar. Desigualdades sociais. Anos Iniciais.
School dropout; Social inequalities; Early Years.
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/37657
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram