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A EVASÃO ESCOLAR E AS DESIGUALDADES SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PERÍODO DE 2022 E 2023: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
School dropout; Social inequalities; Early Years.
Abstract
O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a temática da evasão escolar, com enfoque nos anos iniciais do ensino fundamental, relacionando-a com a desigualdade social. Tendo em vista os altos índices de evasão escolar, devemos considerar que o Brasil está entre os países mais desiguais do mundo (IBGE, 2020) e que essa desigualdade, sem dúvidas, traz diversas consequências. Podendo ser sociais, como por exemplo, necessidade de ingressar no mercado de trabalho cedo demais, ausência de condições básicas de sobrevivência, ou seja, pobreza extrema, e educacionais, como dificuldades de aprendizagem e adaptação aos métodos utilizados na escola. Assim sendo, pretende-se refletir a partir/ com as pesquisas sobre os diferentes fatores que levam as crianças a evadirem do espaço escolar todos os anos, para assim, contribuir com possíveis estratégias no enfrentamento à evasão. Além disso, a pesquisa focaliza o acentuamento das desigualdades educacionais durante o período da pandemia do COVID-19, que afetou toda a sociedade de maneira geral, mas especialmente o âmbito da educação, que precisou se reformular de maneira rápida e radical, o que prejudicou pais, alunos e professores.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
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Evasão escolar. Desigualdades sociais. Anos Iniciais.School dropout; Social inequalities; Early Years.