CARNAVAL 2.0: AS TRANSFORMAÇÕES DA COBERTURA MIDIÁTICA DOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA A PARTIR DAS TRANSMISSÕES COLABORATIVAS DA WEB
Mídia
Carnaval carioca
Sambódromo
Redes sociais
Passarela Professor Darcy Ribeiro
Samba
Carnaval
Mídia social
Comunicações digitais
Daily
Media
Rio carnival
Sambadrome
Social networks
Marques, Rafael Montenegro de Figueiredo | Posted on:
2016
Abstract
A proposta da dissertação é compreender o atual formato de transmissões online dos desfiles das escolas de samba do carnaval no Sambódromo do Rio de Janeiro, levando em consideração as novas formas de apropriação por parte dos espectadores, ou seja, como o grande público interage com a transmissão no ambiente das redes sociais pós-advento da Web 2.0. Nesse âmbito, busca-se entender quais são as novas produções de sentido configuradas pelo percurso tecnológico, propagado pela internet, onde os usuários que utilizam tais plataformas se tornaram participantes ativos no processo de construção e apropriação do conteúdo midiático. Observa-se a pertinência da hipótese de que as transmissões colaborativas pelas redes sociais digitais surgem como uma ferramenta de interação das transmissões televisivas do Sambódromo, em tempo real, por haver manifestação direta do espectador no momento da transmissão e as opiniões, interações (cliques, compartilhamentos, curtidas, etc.), que podem influenciar a cobertura do evento. Neste sentido, trabalha-se a questão da interação entre público (usuários das redes sociais) e produtor (empresa) com a transmissão do carnaval no Sambódromo, na configuração que se estabelece a partir das transmissões colaborativas. O carnaval – enquanto movimento genérico – faz parte do cotidiano da cultura brasileira e entender o momento atual pelo viés das transmissões colaborativas das redes sociais pode demonstrar que tipo de relação cotidiana os brasileiros possuem atualmente com essa festa popular na ambiência midiática. Além do percurso bibliográfico, realizamos análise das redes sociais (ARS), em recorte específico segundo os dias de transmissão do carnaval, enquete com os usuários das redes sociais e entrevista em profundidade com os representantes do portal G1.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
CotidianoMídia
Carnaval carioca
Sambódromo
Redes sociais
Passarela Professor Darcy Ribeiro
Samba
Carnaval
Mídia social
Comunicações digitais
Daily
Media
Rio carnival
Sambadrome
Social networks