Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Psicologia - IPSI
  • PPE - Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Niterói
  • PPE - Mestrado - Niterói
  • PPE - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Psicologia - IPSI
  • PPE - Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Niterói
  • PPE - Mestrado - Niterói
  • PPE - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Dissertação 2019 (1.135Mb)

Collections
  • PPE - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
ANÁLISE DE PRÁTICAS NO CAMPO DE UMA PSICOLOGIA EDUCACIONAL: UM JOGO QUE SE JOGA JUNTO
Vitorino, Vivian da Conceição
Abstract
Através da presente dissertação busco descrever o trabalho que venho realizando como psicóloga atuante na área educacional, em uma escola da rede pública municipal na região metropolitana do Rio de Janeiro. Intento lançar outra perspectiva ao que denomino psicologia na escola. Procuro indicar a possibilidade de uma psicologia feita na concretude do espaço escolar, que rompe com a naturalização das práticas institucionais. Uma psicologia construída no e pelo chão de uma escola viva e dinâmica, fazendo perceber que é preciso estar dentro da escola e criar práticas que promovam a vida considerando os aditivos das existências humanas. Também intento, ao narrar o contexto dessa escola e dos atores escolares envolvidos, demonstrar que esse tipo de prática é capaz de mover a psicologia para além de seus muros e de ressignificá-los. Utilizo da construção de uma metodologia de escrita e pesquisa que segue pautada na oralidade e na ética da capoeira como efetivadores de uma política de transmissibilidade e construção de conceitos. Afirmo através do uso desses operadores as possibilidades de promoção de mudança, construção de significado e de vida.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
VITORINO, Vivian da Conceição. Análise de práticas no campo de uma psicologia educacional: um jogo que se joga junto. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Subject(s)
Psicologia na escola
Capoeira
Oralidade
Concretude
Promoção da vida
Psicologia educacional
Capoeira
Escola pública
Psychology in school
Capoeira
Orality
Concreteness
Promotion of life
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/37826
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram