ANÁLISE DE PRÁTICAS NO CAMPO DE UMA PSICOLOGIA EDUCACIONAL: UM JOGO QUE SE JOGA JUNTO
Capoeira
Oralidade
Concretude
Promoção da vida
Psicologia educacional
Capoeira
Escola pública
Psychology in school
Capoeira
Orality
Concreteness
Promotion of life
Abstract
Através da presente dissertação busco descrever o trabalho que venho realizando como psicóloga atuante na área educacional, em uma escola da rede pública municipal na região metropolitana do Rio de Janeiro. Intento lançar outra perspectiva ao que denomino psicologia na escola. Procuro indicar a possibilidade de uma psicologia feita na concretude do espaço escolar, que rompe com a naturalização das práticas institucionais. Uma psicologia construída no e pelo chão de uma escola viva e dinâmica, fazendo perceber que é preciso estar dentro da escola e criar práticas que promovam a vida considerando os aditivos das existências humanas. Também intento, ao narrar o contexto dessa escola e dos atores escolares envolvidos, demonstrar que esse tipo de prática é capaz de mover a psicologia para além de seus muros e de ressignificá-los. Utilizo da construção de uma metodologia de escrita e pesquisa que segue pautada na oralidade e na ética da capoeira como efetivadores de uma política de transmissibilidade e construção de conceitos. Afirmo através do uso desses operadores as possibilidades de promoção de mudança, construção de significado e de vida.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
VITORINO, Vivian da Conceição. Análise de práticas no campo de uma psicologia educacional: um jogo que se joga junto. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Psicologia na escolaCapoeira
Oralidade
Concretude
Promoção da vida
Psicologia educacional
Capoeira
Escola pública
Psychology in school
Capoeira
Orality
Concreteness
Promotion of life