Metadata
Show full item record
O BRINCAR HEURÍSTICO E A ESCUTA SENSÍVEL DAS PAISAGENS SONORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
brincar heurístico
paisagem sonora
desenvolvimento infantil
Educação infantil
Brincadeira
Música na educação
early childhood education
heuristic play
soundscapes
child development
Abstract
Esta monografia propõe uma análise aprofundada sobre o brincar heurístico e a inclusão da escuta sensível de “paisagens sonoras”, explorando suas possibilidades no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Através de uma revisão bibliográfica, esta pesquisa visa entender a brincadeira como um elemento crucial para o desenvolvimento e um direito garantido por lei às crianças, além de possibilidades concretas do brincar heurístico para estimular a escuta plena, curiosa e sensível de crianças pequenas em relação a objetos sonoros e ao ambiente natural, possibilitando a criação autônoma de suas próprias brincadeiras. O estudo dialoga com as percepções de diversos autores como Elinor Goldschmied, Paulo Fochi, Teca Alencar de Brito, Murray Schafer, e outros pesquisadores já envolvidos com o tema, e revela a importância educativa guiada por uma prática peculiar do brincar heurístico na infância. Os resultados da pesquisa destacam que essa abordagem contribui significativamente para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, promovendo a aquisição de habilidades cognitivas, emocionais e sociais que permitem a exploração da imaginação e do faz de conta de maneira envolvente e interativa.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
VALLONE, Maylla Velloso. O brincar heurístico e a escuta sensível das paisagens sonoras na educação infantil. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) -- Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2023.Subject(s)
educação infantilbrincar heurístico
paisagem sonora
desenvolvimento infantil
Educação infantil
Brincadeira
Música na educação
early childhood education
heuristic play
soundscapes
child development