Metadata
Show full item record
STREET FIGHTER COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: DEBATENDO RELAÇÕES DE GÊNERO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Street Fighter. Digital Games. Gender. Teaching Sociology
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar um jogo digital como mediação pedagógica no ensino de sociologia para o Ensino Médio, tendo em vista discutir as relações de gênero e a hipersexualização da mulher. O jogo para abordar essas questões é o Street Fighter, uma franquia japonesa que foi criada em 1987 pela empresa Capcom. Através deste jogo serão abordadas as narrativas gamificadas sobre as personagens femininas e como podem contribuir para o debate sobre o tema estudado. A metodologia inclui o mapeamento e a compreensão dos personagens do jogo, a aplicação de questionários para compreender o perfil dos estudantes e a realização de um levantamento bibliográfico de 2019 a 2023, para entender o estado da arte sobre jogos digitais no âmbito educacional. Portanto, a pesquisa analisou as representações de personagens femininas e masculinos no jogo Street Fighter e a relação dos estudantes com esses personagens. Além disso, foi investigado como o uso de jogos digitais
pode estimular a reflexão sobre estereótipos e desigualdades de gênero, contribuindo para uma educação mais inclusiva e significativa. Por meio da articulação de experiências pessoais, levantamento bibliográfico e percepções dos estudantes, este estudo busca propor novas perspectivas para o ensino de Sociologia no contexto contemporâneo.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
CARDOSO, Renan Esteves. Street Fighter como ferramenta pedagógica: Debatendo Relações de Gênero no Ensino de Sociologia. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2025.Subject(s)
Street Fighter. Jogos digitais. Gênero. Ensino de SociologiaStreet Fighter. Digital Games. Gender. Teaching Sociology