POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO ENSINO DE PRONÚNCIA DO ESPANHOL/L2: EM FOCO, AS SBILANTES
Ensino de pronúncia
Espanhol L1
Espanhol L2
Ensino da língua espanhola
Pronúncia
Língua espanhola
Gramática
Políticas linguísticas
Enseñanza de la pronunciación
Español L1
Español L2
Alves, Davidson Martins Viana | Posted on:
2017
Abstract
Este trabalho busca relacionar aspectos das políticas linguísticas - norma, padrão, práticas,
atitudes, crenças e representações sociais e linguísticas (CALVET, 2007; BISINOTO, 2007;
PETITJEAN, 2009) com fundamentos do ensino de pronúncia (FLEGE, 1981; ELLIS, 1986;
ALMEIDA FILHO, 1995; NOBRE & ALMEIDA, 2014). Objetiva-se analisar a pronúncia,
especificamente, das consoantes sibilantes do espanhol, desde a evolução fonética do
espanhol como L1 à produção oral de falantes de espanhol/L2. Cabe ressaltar que a
supracitada produção oral compõe-se de dados empíricos do uso e apoia-se em ferramentas de
tecnologia de fala, como o software de análise e síntese de fala – PRAAT, versão 6.0.23.
Metodologicamente,com a produção de fala (corpus 1) de 30 participantes, alunos da
graduação de Letras: Português/Espanhol da UFRJ, busca-se descrever o uso dos sons
sibilantes que estão em alternância com outros itens sonoros nesse processo de
aquisição/desenvolvimento de aprendizagem. Objetiva-se, ainda, discutir a heterogeneidade
linguística da língua espanhola em diálogo com o ensino de pronúncia, a partir dos dados
qualitativos de 30 estudantes do PROLEM/UFF (corpus 2). Como resultados, tem-se que o
grupo de nível avançado apresenta mais realizações fonéticas do que os grupos de nível
básico e intermediário e que os dados orais dos níveis iniciais são variados, com a presença
diferencial da sibilante interdental surda [θ] e, nos níveis finais, uma progressão na realização
da sibilante ápico-alveolar surda [s] e alguns segmentos sibilantes em coda silábica, como as
fricativas glotal [h, ɦ] e a palatal [ʃ, ʒ], fones responsáveis pelos fenômenos denominados
aspiração e palatalização. Por outro lado, esses últimos segmentos não foram encontrados nos
níveis iniciais, com a exceção das palatais em coda. Nesta perspectiva, pode-se verificar que
este trabalho construiu diretrizes que poderão auxiliar o ensino-aprendizagem de categorias
fonético-fonológicas de espanhol/L2, evitando que esse processo se estabeleça em estágios
superficiais de purismo linguístico sem conhecer a diversidade, pluralidade e heterogeneidade
linguística; e, ainda, detectou em que medida a produção das sibilantes pode carregar práticas
político-ideológicas em relação à linguagem e como se configura o processo de escolha de
uma pronúncia, a eleição de uma variedade linguística em oposição a outras e, ainda, o porquê
desse fato glotopolítico ser tão profícuo no contexto de ensino-aprendizagem formal
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
Políticas linguísticasEnsino de pronúncia
Espanhol L1
Espanhol L2
Ensino da língua espanhola
Pronúncia
Língua espanhola
Gramática
Políticas linguísticas
Enseñanza de la pronunciación
Español L1
Español L2
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