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Title: Paisagem, tempo e memória na Viagem à Itália de Goethe
Authors: Guimarães, Gabriel Alonso
metadata.dc.contributor.advisor: Lages, Susana Kampff
metadata.dc.contributor.members: Alves, Ida Maria Santos Ferreira
Nuñez, Carlinda Fragale Pate
Issue Date: 6-Jun-2017
Abstract: O presente trabalho procura relacionar três tópicos conceituais – paisagem, tempo e memória – na Viagem à Itália de Goethe. Nossa intenção é, primeiramente, mapear nas descrições paisagísticas a presença do tempo fenomenológico do olhar, do corpo e da viagem, pensando assim a memória em sua forma primária, isto é, como estrutura retentiva. Para isso, recorremos ao pensamento husserliano das Lições de 1905 e da doutrina mereológica nas Investigações lógicas, levado adiante pela Fenomenologia da percepção de M. Merleau-Ponty e pelos trabalhos de Paul Ricoeur, buscando relacioná-lo com a forma testemunhal da experiência de paisagem na Viagem. Nossa análise visa demonstrar os diferentes ritmos da vivência e de sua descrição, e a impossibilidade de separar os elementos do “quadro” visto e os momentos da percepção total. Além disso, queremos investigar, num segundo percurso, o pertencimento de Goethe à tradição da mnemotécnica antiga, na qual a memória é pensada, por um lado, como impressão anímica e, por outro, como espaço interior. Aqui, a paisagem será vista a partir do seu elemento sublime, a força patética pela qual ela se inscreve no texto memorativo. Servem como guia, nessa parte da pesquisa, as fontes clássicas: os diálogos platônicos, dois trabalhos aristotélicos e algumas retóricas latinas, bem como as exposições sobre o sublime, do retor Longino ao contemporâneo e amigo de Goethe, Friedrich Schiller. Tal empreitada, cujo objetivo é pôr em contato a paisagem italiana com um tempo memorativo individual, aparenta ser novidade em meio aos estudos goethianos, tendo em vista que a paisagem é relacionada tradicionalmente, na crítica, ao tempo histórico e à memória cultural
metadata.dc.description.abstractother: This master thesis tries to relate three concepts – landscape, time and memory – in Goethe’s Italian Journey. Our first goal is to uncover the phenomenological time of sight, body and travel in landscape descriptions, thus conceiving memory in its primary form, namely as retention. In order to do this, we use as basis the 1905 Husserlian Lessons on time and his mereology in the Logical Investigations, both of which were later developed by Merleau-Ponty’s Phenomenology of perception and by Paul Ricoeur’s works on narrative and memory, and we relate them to the testimonial form of landscape experience on the Journey. Our analysis aims at demonstrating the different rhythms of experience and its description and also the impossibility of separating the elements of a landscape "picture" and the moments of its perception. In addition, as second goal, we investigate Goethe's belonging to the ancient tradition of mnemonics, in which memory is conceived, on the one hand, as an impression on the soul and, on the other, as an interior space or palace. At this stage of our research, landscape is considered from the point of view of its sublimity, that is, the pathetic force through which it inscribes itself in the memory text. The classical sources, which serve as guide, are the Platonic dialogues, two Aristotelian works and some Latin rhetoric treatises, as well as some expositions on the sublime, from the Longinus through Burke to Goethe’s contemporary and personal friend Friedrich Schiller. Our thesis, whose aim is to establish contact between landscape and individual recollection, appears to be a new contribution in the field of studies on Goethe, considering that Italian and classical landscape in the Journey is traditionally referred to historical time and cultural memory
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3790
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