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Title: Construindo pontes: a confiança na relação entre o jovem e seu líder no ambiente bancário brasileiro
Authors: Aylmer, Mariana Ranzeiro de Bragança
metadata.dc.contributor.advisor: Salles, Denise Medeiros Ribeiro
metadata.dc.contributor.members: Castro Júnior, Joel Lima Pereira
Zanini, Marco Túlio Fundão
Issue Date: 6-Jun-2017
Abstract: Esta dissertação buscou expandir a compreensão a respeito da dinâmica de confiança entre o jovem e seu líder. Para isso, dentre as categorias de confiança interpessoal de Reina e Reina (2006) analisaram-se quais eram as mais utilizadas pelos jovens entrevistados na relação com seus superiores, no contexto dos bancos públicos e privados brasileiros. O primeiro capítulo introduziu a problemática da pesquisa, a delimitação do tema, os objetivos e as suposições do estudo, e sua relevância. No segundo capítulo, revisou-se a literatura pertinente. Apresentouse o conceito de confiança interpessoal e suas características, os fatores associados à sua construção e sua quebra, e as categorias do estudo (confiança transacional e confiança transformadora). Em seguida, debateu-se sobre a juventude e a confiança no contexto brasileiro, discorre-se sobre o conceito de coorte geracional e os desafios de um ambiente de trabalho multigeracional, sobre as gerações no ambiente de trabalho brasileiro; também sobre o processo de socialização dos jovens recém-chegados e o papel do líder no mesmo. A revisão da literatura se encerra com a discussão sobre os bancos brasileiros, seu contexto, e as questões decorrentes da reestruturação do sistema bancário na década de 1990, seus efeitos sobre o sistema de trabalho, o ambiente de trabalho, e sobre o trabalhador bancário, além da questão do conflito geracional nos bancos brasileiros. No terceiro capítulo, apresenta-se a metodologia do estudo, que, em quatro bancos brasileiros, encontrou dez jovens nascidos após 1980, sendo cinco de bancos públicos e cinco de bancos privados. A coleta de dados se realizou com a combinação de três técnicas: entrevista semiestruturada, CIT (Critical Incident Technique) e LSP ( Lego® Serious Play). A codificação e análise do material coletado se deu sob as diretrizes de Saldaña (2013), e seu enfoque principal foram as expressões e os valores usados pelos próprios sujeito. Dentre os padrões observados, destacou-se a distinção nas percepções da confiança transacional e transformadora entre os bancos públicos e privados; as perspectivas sobre as ações do chefe, e quais comportamentos geram construção e quebra de confiança; a relação entre o cargo de chefia e o distanciamento da equipe nos bancos públicos; a empatia como um fator catalisador da construção de confiança; e a relação entre confiança e faixa-etária no discurso dos sujeitos entrevistados.
metadata.dc.description.abstractother: This research aimed to broaden the understanding on the dynamics of trust between the young and their leader. For that, we analyzed, among Reina & Reina’s (2006) categories of interpersonal trust, those that were most used by the young workers of public and private banks interviewed. The first chapter presents the research’s problem, the delimitation of the subject, goals and assumptions of the study as well as its relevance. In the second chapter, the theoretical basis is discussed. Initially the concept of interpersonal trust is presented, along with its main aspects; then, the factors associated with its construction and breaches; and the categories of the study are exposed (transactional trust and transformative confidence). Further, we debate youth and trust in the Brazilian context, discussing the concept of generational cohorts, and the challenges of a multigenerational workplace; and the socialization process of young newcomers in the workplace, its relation to trust building and the leader’s role in the process. The theoretical framework finishes with the discussion of Brazilian banks, and the issues arising from the restructuring of the banking system in the 1990’s, and from generational conflict in the Brazilian banks. The third chapter presents the methodology of the study, through which ten young people born after 1980 were interviewed, five from public banks and five from private ones, in four Brazilian institutions. Data was collected with the combination of three techniques: semi-structured interview, CIT (Critical Incident Technique) and LSP (Lego® Serious Play). The coding process of the material was taken under the guidelines of Saldaña (2013), and its main focus was in the expressions used by the subjects themselves, and the values present in his speeches. Among the observed patterns, a few are worth highlighting: the distinction in perceptions of transactional trust and transforming between public and private banks; the perspectives on the actions and behaviors of the leader that generate construction and breaches of trust; the relation between the leadership position and the detachment of the team in public banks; empathy as a catalyst factor of building trust; and the relationship between trust and age in the speech of the participants.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3802
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