Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3803
Title: Inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho: como as escolas públicas de administração fluminenses formam gestores para trabalhar pela inclusão desses indivíduos?
Authors: Miranda, Analice Valdman de
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Carlyle Tadeu Falcão de
metadata.dc.contributor.members: Martins, Paulo Emílio de Matos
Castro Junior, Joel de Lima Pereira
Zouain, Déborah Moraes
Issue Date: 6-Jun-2017
Abstract: A discussão sobre a inclusão das pessoas com deficiências, nas poucas vezes em que ocorre, centraliza-se em debates circunscritos à questão da Lei de Cotas, ao Marketing inclusivo ou as políticas públicas. Tais questões surgem em razão da ineficiência da operacionalização dos mesmos, o que contribui para perpetuar a segregação social do referido grupo. A presente dissertação tem por objetivo investigar como as escolas de administração do grande Rio formam gestores preparados para trabalhar pela inclusão social das pessoas com deficiências. O estudo contou também com cinco objetivos intermediários: (1) discutir a inclusão social no contexto brasileiro; (2) apresentar o conceito de educação problematizadora; (3) revisar a documentação de cursos de administração e as leis que versam sobre os direitos das pessoas com deficiências; (4) pesquisar se coordenadores e professores de cursos de administração desenvolvem trabalhos que contemplam questões sociais, em especial pessoas com deficiência; (5) verificar com os alunos formandos como as questões sociais (com foco em pessoas com deficiência) foram trabalhadas ao longo do curso. Para responder aos objetivos propostos, foi realizada uma revisão bibliográfica, uma pesquisa participante numa instituição voltada para atender ao público em questão – com o intuito de aproximar a pesquisadora aos sujeitos deste estudo –, e três estudos de casos em cursos de Administração de universidades públicas fluminenses. Ao todo, mais de 200 pessoas, entre alunos, professores e coordenadores, participaram da pesquisa. Os principais resultados obtidos mostram que o tema em questão não faz parte da agenda das universidades públicas, algumas vezes sequer sendo reconhecido enquanto tema, mesmo com as iniciativas feitas pelo ministério da educação e com os diversos indicadores sociais que evidenciam a marginalização social das pessoas com deficiências.
metadata.dc.description.abstractother: The discussion on the inclusion of people with disabilities, the few times that happens, centers itself on limited debates over the issues of Quota Law, Inclusive Marketing or Public policy. Such issues arise due to the ineffectiveness of its operationalization, which contributes to perpetuating the social segregation of that group. This dissertation aims to investigate how the business schools of Rio de Janeiro metropolitan area educate managers to work for the social inclusion of people with disabilities. The study also included five intermediate objectives: (1) discuss social inclusion in the Brazilian context; (2) introduce the concept of problematized education; (3) review the documentation of the management courses and the laws related to the rights of persons with disabilities; (4) investigate whether coordinators and teachers of such management courses develop projects that address social issues, especially regarding people with disabilities; (5) check with the graduating students how social issues (focusing on people with disabilities) have been worked throughout the course. In order to answer the proposed objectives, a literature review was performed, a participant research was made in an institution focused on serving the public in question - for bringing together the researcher to the subject of this study -, and three case studies have been done into the management courses in Rio de Janeiro public universities. The research involved more than 200 people, including students, teachers and coordinators. The main results show that the subject in question is not part of the agenda of public universities, sometimes even being recognized as an issue, despite the initiatives carried out by the National Department of Education and the various social indicators that show the social marginalization of people with deficiencies.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3803
Appears in Collections:PPGAd - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Analice Valdman.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.