Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3804
Title: A capacitação docente no âmbito da política nacional de desenvolvimento de pessoal: a visão dos gestores de pessoas das instituições federais de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro
Authors: Nazaré, Carmen Lucia Goneli de
metadata.dc.contributor.advisor: Gurgel, Claudio Roberto Marques
metadata.dc.contributor.members: Oliveira, Carlyle Tadeu Falcão de
Salles, Denise Medeiros Ribeiro
Frigotto, Gaudêncio
Issue Date: 6-Jun-2017
Abstract: Esta dissertação insere-se na esfera dos estudos organizacionais, especificamente na área de Gestão de Pessoas.Tem por tema a capacitação docente no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) e por objetivo principal verificar a percepção dos gestores de pessoas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Estado do Rio de Janeiro sobre a contribuição do Plano Anual de Capacitação (PAC) para a capacitação e a qualificação dos servidores docentes.Dos objetivos secundários, destaque-se o de enriquecer uma agenda de pesquisa e de discussão sobre o tema da capacitação docente. Como pressupostos, entende que nessas IFES, esses gestores tendem a voltar sua atenção para o segmento técnico-administrativo, possivelmente por compreenderem que os docentes já estão capacitados, ao ingressarem titulados na universidade; que encontram apoio financeiro em programas específicos da Coordenação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como também do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); e contam com programas e editais internos de fomento, aprovados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade. Outro pressuposto é o de que os cursos de capacitação oferecidos visam contribuir, mais, para a avaliação de desempenho e o consequente aumento na remuneração dos técnicos-administrativos, do que para um projeto institucional de humanização da organização e da valorização de todos os trabalhadores, desenvolvendo neles capacidades, habilidades e conhecimento. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, cujo método utilizado foi o de estudo de caso. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; e pesquisa de campo: entrevista. Das conclusões destacam-se: a falta de consenso entre os autores analisados no referencial teórico; que os termos capacitação e qualificação estão relacionados à promoção do desenvolvimento tanto da instituição quanto do servidor, mais até deste último, objetivando a subida de posição na escala de vencimento da carreira dos cargos técnico-administrativos, o que corrobora o entendimento explicitado nos pressupostos; que as necessidades prioritárias de capacitação do professor doutor são a formação didático-pedagógica e as novas tecnologias aplicadas à educação, seguidas daquelas para o exercício de atividades gerenciais (incluindo temas como liderança e poder), sobre a cultura da organização, relações interpessoais, comunicação e línguas estrangeiras. Esse pensamento dos gestores refuta um dos pressupostos da autora sobre considerarem prontos e acabados os professores mestres e doutores ingressantes na universidade, não necessitando de capacitação. Constata-se uma descontinuidade do planejamento e da gestão estratégica da instituição. Aponta para a construção participativa do mapa estratégico da IFES, por professores, técnicos-administrativos, alunos e representantes da comunidade onde a universidade está presente e que caracterize a instituição e não uma gestão específica. Propõe a elaboração de um PAC que inclua os docentes e que ofereça cursos que aborde o conhecimento das mudanças externas; as mudanças no padrão de comportamento; as novas tecnologias aplicadas à educação; e o oferecimento de cursos/programas em Administração Pública.
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation is part of the sphere of organizational studies, specifically in the area of personnel management. Has teacher training by theme within the framework of the National Policy of Staff Development (PNDP) and main objective verify the perception of people managers of federal institutions of higher education (IFES) in the State of Rio de Janeiro on the contribution of the Annual Training Plan (PAC) for the training and qualification of faculty servers. The secondary objectives, the highlight of enriching a research agenda and discussion on the subject of teacher training. As assumptions, understand that these IFES, these managers tend to turn their attention to the technical-administrative segment, possibly by understand that teachers are already able, to join held in university; finding financial support in specific programmes of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as well as the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) and the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); and rely on programs and funding approved internal edicts in the Institutional development plan (PDI) at the University. Another assumption is that the training courses offered seek to contribute more to the performance assessment and the consequent increase in technical-administrative compensation, than to an institutional project of humanization of the Organization and the appreciation of all workers, developing in them skills, abilities and knowledge. This is qualitative research, whose method used was the case study. Used bibliographical research; documentary research; and field research: interview. The conclusions are: the lack of consensus among the authors analyzed the theoretical reference; training and qualification terms are related to the promotion of the development of the institution and the server, more of the latter, aiming at rising position in the scale of maturity of career technical and administrative positions, which corroborates the understanding stated in the assumptions; priority training needs of the professor are didactic-pedagogical training and new technologies applied to education, followed by those for the exercise of managerial activities (including topics such as leadership and power), about the culture of the organization, interpersonal relationships, communication and foreign languages. The thought of managers refutes one of the author's assumptions about consider ready and done teachers masters and doctors entering the University, not requiring training. There is a discontinuity of the strategic planning and management of the institution. Points to the important elements accomplished by participative construction of the strategic map of IFES, by professors, administrative technicians, students and representatives of the community where the university is present and which features the institution and not a specific management. Proposes the establishment of a PAC that includes teachers and offering courses that address the knowledge of external changes; changes in the pattern of behavior; new technologies applied to education; and the offering of courses/programs in public administration.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3804
Appears in Collections:PPGAd - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Carmen Gonelli.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.