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Title: Vigilância e controle nas organizações do século XXI: uma análise sob a ótica do filme “O Grande Chefe”
Authors: Pinto, Fernando Bichara
metadata.dc.contributor.advisor: Castro Junior, Joel de Lima Pereira
metadata.dc.contributor.members: Oliveira, Carlyle Tadeu Falcão de
Zouain, Deborah Moraes
Issue Date: 6-Jun-2017
Abstract: Este trabalho de dissertação teve como objetivo principal utilizar o cinema como ferramenta epistemológica para o entendimento dos mecanismos de vigilância e controle nas organizações do século XXI. O estudo do filme O Grande Chefe (2006), de Lars Von Triers, relacionou-se com o referencial bibliográfico numa via de mão dupla: a análise fílmica suscitou questões e novos entendimentos acerca do controle nas organizações, e a revisão teórica foi lapidando o quadro argumentativo da ferramenta epistemológica oferecida pela obra cinematográfica. O que pudemos concluir é que analisando os mecanismos de vigilância e controle nas teorias organizacionais, à luz do materialismo histórico, isto é, encarando a Administração e o saber científico criado nas teorias organizacionais em sua totalidade e levando em conta suas as condições materiais e seu papel no desenvolvimento capitalista, é que nas organizações do século XXI, representadas pela empresa retratadas no filme, coexistem sofisticados discursos ideológicos, que combinam preceitos toyotista e da administração flexível, e técnicas de controle coercitivo, onde impera a utilização ora da força, ora da formação de consentimento, conforme a teoria gramsciana de dominação, contemporânea à predominância do fordismo como teoria administrativa hegemônica no mundo, tanto em termos de saber científico quanto em aplicação nas indústrias.
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation aimed to use the film as an epistemological tool for the understanding of monitoring and control mechanisms in the twenty-first century organizations. The study of the film The director of it all (2006), from Lars Von Triers, was related to the bibliographic reference in a two-way street: the filmic analysis raised questions and new understandings of control in organizations, and theoretical review was chiseling the argumentative framework of epistemological tool offered by the cinematographic work. What we can conclude is that analyzing the surveillance and control mechanisms in organizational theories in the light of historical materialism, that is, facing the administration and the scientific knowledge created in organizational theory in its entirety, taking into account their material conditions and their role in capitalist development, is that the organizations of the twenty-first century, represented by the company portrayed in the film, coexist sophisticated ideological discourses that combine Toyotist and flexible management principles, and coercive control techniques, dominated by the use now of force, sometimes the consent of training, according to Gramsci's theory of domination, contemporary to the predominance of Fordism as administrative theory hegemonic in the world, both in terms of scientific knowledge and in application in industries.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3806
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