A (IN)VISIBILIDADE DE MULHERES EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Desigualdade de gênero
Livro Didático
Educação Linguística
Mulher - aspecto social
Desigualdade social
Livro didático
Mujeres
Desigualdad de género
Libro de texto
Educación lingüística
Abstract
Este trabalho analisa a representação de mulheres em livros didáticos de Espanhol, propiciando
a reflexão crítica sobre a continuidade ou não de veiculação de estereótipos e de preconceitos
relacionados às mulheres na instituição escolar. Para isso, foram selecionadas as coleções de
espanhol para o Ensino Médio aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
2018, o último que inclui a língua espanhola antes da Medida Provisória 746/2016 (BRASIL,
2016), convertida na Lei no 13.415/2017 (BRASIL, 2017), que impôs a Língua Inglesa como
componente curricular obrigatório na Educação Básica e revogou a Lei 11.161/2005 (BRASIL,
2005), que determinava a oferta do espanhol no Ensino Médio. Propomos uma abordagem
teórica com base na Sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011;
VOLÓCHINOV, 2018; 2019). No que diz respeito aos estudos de gêneros, recorremos a autoras
que discutem historicamente e socialmente as bases da desigualdade, como Beauvoir (2019),
Bourdieu (2012), Butler (2021), Dias (2020), Federeci (2004), Gonzalez (2020), Lerner (2019),
Louro (1997), Nepomuceno (2020), Scott (1995; 2012), Soihet (1997), Soihet e Pedro (2007),
entre outras. Após um levantamento quantitativo de textos verbais, visuais e verbo-visuais que
apresentem mulheres nos livros didáticos selecionados, observa-se se os textos e as atividades
propostas incentivam o debate sobre as questões de gênero, a desnaturalização da inferioridade
das mulheres, o pensamento crítico e se estabelecem relações dialógicas de confrontação
(ARÁN, 2006) ou de adesão (FREITAS; SELLES, 2021) com discursos estereotipados,
estigmatizados, sexistas ou preconceituosos a respeito das mulheres. Os resultados apontam
que a representatividade da mulher está contemplada de maneira satisfatória, a partir de
conteúdos que desenvolvem a reflexão e a criticidade das estudantes a respeito das questões de
gênero.
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Document type
DissertaçãoSource
OGEDA, Thaís de Araujo. A (in)visibilidade de mulheres em livros didáticos de espanhol: uma análise discursiva. 2023. 251 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
MulheresDesigualdade de gênero
Livro Didático
Educação Linguística
Mulher - aspecto social
Desigualdade social
Livro didático
Mujeres
Desigualdad de género
Libro de texto
Educación lingüística