xmlui.metadata.dc.contributor.author | Ogeda, Thaís de Araujo | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2025-05-09T13:11:25Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2025-05-09T13:11:25Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | OGEDA, Thaís de Araujo. A (in)visibilidade de mulheres em livros didáticos de espanhol: uma análise discursiva. 2023. 251 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38209 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | Este trabalho analisa a representação de mulheres em livros didáticos de Espanhol, propiciando
a reflexão crítica sobre a continuidade ou não de veiculação de estereótipos e de preconceitos
relacionados às mulheres na instituição escolar. Para isso, foram selecionadas as coleções de
espanhol para o Ensino Médio aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
2018, o último que inclui a língua espanhola antes da Medida Provisória 746/2016 (BRASIL,
2016), convertida na Lei no 13.415/2017 (BRASIL, 2017), que impôs a Língua Inglesa como
componente curricular obrigatório na Educação Básica e revogou a Lei 11.161/2005 (BRASIL,
2005), que determinava a oferta do espanhol no Ensino Médio. Propomos uma abordagem
teórica com base na Sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011;
VOLÓCHINOV, 2018; 2019). No que diz respeito aos estudos de gêneros, recorremos a autoras
que discutem historicamente e socialmente as bases da desigualdade, como Beauvoir (2019),
Bourdieu (2012), Butler (2021), Dias (2020), Federeci (2004), Gonzalez (2020), Lerner (2019),
Louro (1997), Nepomuceno (2020), Scott (1995; 2012), Soihet (1997), Soihet e Pedro (2007),
entre outras. Após um levantamento quantitativo de textos verbais, visuais e verbo-visuais que
apresentem mulheres nos livros didáticos selecionados, observa-se se os textos e as atividades
propostas incentivam o debate sobre as questões de gênero, a desnaturalização da inferioridade
das mulheres, o pensamento crítico e se estabelecem relações dialógicas de confrontação
(ARÁN, 2006) ou de adesão (FREITAS; SELLES, 2021) com discursos estereotipados,
estigmatizados, sexistas ou preconceituosos a respeito das mulheres. Os resultados apontam
que a representatividade da mulher está contemplada de maneira satisfatória, a partir de
conteúdos que desenvolvem a reflexão e a criticidade das estudantes a respeito das questões de
gênero. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | A (in)visibilidade de mulheres em livros didáticos de espanhol: uma análise discursiva | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Desigualdade de gênero | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Livro Didático | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Educação Linguística | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Mestrado acadêmico | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Mulher - aspecto social | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Desigualdade social | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Livro didático | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Mujeres | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Desigualdad de género | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Libro de texto | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Educación lingüística | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | Este trabajo analiza la representación de las mujeres en libros de texto de Español,
proporcionando una reflexión crítica sobre la continuidad o no de la difusión de estereotipos y
prejuicios relacionados con las mujeres en la institución escolar. Para ello, se seleccionó las
colecciones de español para Ensino Médio (enseñanza secundaria) aprobadas por el Programa
Nacional do Livro Didático - PNLD 2018, el último año que incluye la lengua española antes
de la Medida Provisória 746/2016 (BRASIL, 2016), convertida en la Ley n° 13.415/2017
(BRASIL, 2017), que impuso el inglés como asignatura obligatoria de la Educación Básica y
derogó la Ley 11.161/2005 (BRASIL, 2005), que determinaba la oferta de español en Ensino
Médio. Proponemos un enfoque teórico basado en la Sociología del discurso del Círculo de
Bajtín (BAKHTIN, 2011; VOLÓCHINOV, 2018; 2019). Con respecto a los estudios de género,
recurrimos a autoras que discuten histórica y socialmente las bases de la desigualdad, como
Beauvoir (2019), Bourdieu (2012), Butler (2021), Dias (2020), Federeci (2004), González
(2020), Lerner (2019), Louro (1997), Nepomuceno (2020), Scott (1995; 2012), Soihet (1997),
Soihet y Pedro (2007), entre otras. La investigación se inicia con el levantamiento cuantitativo
de textos verbales, visuales y verbo visuales que presentan a las mujeres en los libros de texto
seleccionados, se observa si los textos y las actividades propuestas fomentan el debate sobre
cuestiones de género, la desnaturalización de la inferioridad de las mujeres, el pensamiento
crítico y si establecen relaciones dialógicas de confrontación (ARÁN, 2006) o de adhesión
(FREITAS; SELLES, 2021) con discursos estereotipados, estigmatizados, sexistas o
prejuiciosos sobre las mujeres. Los resultados indican que la representatividad de las mujeres
se contempla de manera satisfactoria, a partir de contenidos que desarrollan la reflexión y
criticidad de las estudiantes sobre temas de género. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Freitas, Luciana Maria Almeida de | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 251 f. | pt_BR |