GÊNERO NA PUBLICIDADE INFANTIL: ESTRATÉGIAS DE MARKETING E REPRESENTAÇÕES
Publicidade
Infância
Propaganda
Marketing infantil
Gênero
Advertisement
Gender
Childhood
Dias, Julia Santos Rodrigues | Posted on:
2016
Abstract
Nesta dissertação busca-se entender como a publicidade infantil vem utilizando a
segmentação por gênero em seus anúncios e quais as representações e estereótipos mais
presentes. Para isso, parte-se da epistemologia feminista e da semiologia, considerando a
publicidade como uma “tecnologia de gênero” (LAURETIS, 1990). A hipótese aqui levantada
é de que a lógica do consumo e da publicidade, cada vez mais presente no universo infantil,
tende a aumentar sua segmentação por nichos e categorias, contribuindo para a separação
entre gêneros na infância. Para isso, as técnicas de marketing para crianças, bem como o
debate sobre a regulamentação da publicidade infantil, são levadas em conta para se entender
de que forma o gênero funciona como estratégia publicitária. Analisou-se comerciais voltados
para o público infantil em horários e canais destinados a esse público na televisão aberta e
fechada: nos programas Bom Dia & cia, do SBT, e Detetives do Prédio Azul (DPA), do
Gloob. Nas peças publicitárias pesquisadas, observa-se um alto nível de segmentação por
gênero. Os produtos para meninos são apresentado com características ligadas à força e à
velocidade, remetendo-se à figura do super-herói. Já os comerciais para meninas oscilam
entre representações clássicas da feminilidade, ligada ao cuidado com os outros e à
maternidade, e ideais modernos de mulher, que sempre remetem a cuidados com a beleza, a
moda e o consumo, ligados ao ideal de musa. Essas duas representações, embora pareçam
antagônicas, convergem em diversos momentos, em uma imagem de uma “super- mulher”.
Negociações e adaptações nas estratégias das marcas são sentidas como respostas às
mudanças na sociedade e às reclamações e protestos de consumidores. Ainda assim, essa
novas estratégias muitas vezes reforçam a divisão por gênero e acabam por fortalecer alguns
estereótipos
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
GêneroPublicidade
Infância
Propaganda
Marketing infantil
Gênero
Advertisement
Gender
Childhood