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SOU BRASILEIRO, MAS JÁ DESISTI FAZ TEMPO: UM OLHAR COGNITIVISTA SOBRE TWEETS HUMORÍSTICOS CONTRAFACTUAIS
Taranto, Thayssa de Abreu
Abstract
Com a popularização da internet e, especialmente, dos sites de redes sociais, pessoas começaram a fazer de seus perfis uma espécie de diário virtual onde registravam não apenas fragmentos de sua rotina, mas suas opiniões, reflexões sobre um tema etc. Por tratar-se de uma escrita compartilhada, o desejo de visibilidade passou a desempenhar papel fundamental nesse processo, sendo o humor uma das muitas estratégias utilizadas para aumentar e assegurar a "audiência" desses perfis. Entre as diversas publicações de caráter humorístico presentes na internet, um tipo específico nos tem chamado a atenção: o meme do jovem desorientado e sem perspectiva, que ri de sua própria desgraça. Para obter esse efeito, são utilizados diversos recursos, tais como a presença de imagens, incorreções na grafia, alterações sintáticas, polissemia, ambiguidade, ironia, trocadilhos, frame-shifting e contrafactualidade. Quanto a este último, objeto de nosso trabalho, trata-se de uma forma de raciocínio que estabelece uma situação imaginária, contrária aos fatos, a partir da qual é possível tomar decisões, construir conhecimento de diferentes naturezas (inclusive científico), fazer humor etc. (FAUCONNIER e TURNER, 2002). E muito embora a contrafactualidade seja, via de regra, representada por orações condicionais, ela não se restringe a relações de causa e efeito, mas envolve diversos aspectos da compreensão, do raciocínio, da decisão e do julgamento, estando amplamente presente na linguagem cotidiana (FAUCONNIER e TURNER, 1998; 2002). Assim sendo, esta tese busca analisar construções contrafactuais não canônicas presentes em tweets humorísticos veiculados entre os meses de outubro e novembro de 2018 na página "Ajudar o povo de humanas a fazer miçanga", que, apesar de se tratar de uma página do Facebook, tem por costume publicar conteúdos de outras redes sociais. A fim de levar a cabo esta análise, nos utilizaremos, sobretudo, da Teoria dos Espaços Mentais (FAUCONNIER, 1994; 1997) e da Integração Conceitual (FAUCONNIER e TURNER, 2002) bem como de conceitos oriundos de estudos na área da cognição, tais como a metáfora da pessoa dividida (LAKOFF, 1993; 1996), frame (FILLMORE, 1982), frame-shifting (COULSON, 2001) e ponto de vista (DANCYGIER e SWEETSER, 2012).
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
TARANTO, Thayssa de Abreu. Sou brasileiro, mas já desisti faz tempo: um olhar cognitivista sobre tweets humorísticos contrafactuais. 2019. 142 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Subject(s)
Contrafactualidade
Integração conceitual
Humor
Redes sociais
Memes
Rede social
Meme
Humor (Psicologia)
Counterfactuality
Blending
Humor
Social networks
Memes
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/38211
License Term
CC-BY-SA
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