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Title: Curtir, comentar e compartilhar: as redes sociais e a sexualidade no cotidiano e formação da escola pública brasileira
Authors: Barros, Fernanda Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Farbiarz, Alexandre
metadata.dc.contributor.members: Lehmann, Lúcia de Mello e Souza
Fernandes, Adriana Hoffmann
Issue Date: 12-Jun-2017
Abstract: Tendo como ponto de partida o entrelaçamento entre Comunicação e Educação, busquei compreender os reflexos das redes sociais na formação da sexualidade dos jovens da escola pública. Parto da hipótese de que as redes sociais estão presentes no cotidiano dos alunos, apresentando conteúdos diversos através dos perfis individuais, páginas, links, imagens e comentários. Assim é possível pensar que os jovens possam construir sua sexualidade através da produção e reprodução de sentidos, a partir dos discursos e signos distribuídos por meio das redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp. Observei, entrevistei, coletei dados e analisei tendo como base a metodologia qualitativa da pesquisa participante. Por fim, além da análise do conteúdo das entrevistas, fiz uso da concepção de Bakhtin sobre gêneros discursivos para compreender a relação dialógica entre a escola, os jovens e as redes sociais, que além de estarem presentes na vida cotidiana, são ferramentas que permitem a produção e reprodução de assuntos relacionados à sexualidade indiferente da formação oferecida pela escola
metadata.dc.description.abstractother: Taking as starting point the links between Communication and Education, I tried to understand the consequences of social networks in shaping the sexuality of young people from public schools. The hypothesis delivery that social networks are present in the daily lives of students presenting various contents through individual profiles, pages, links, images and comments. Therefore, it is possible to think that young people can build their sexuality through the production and reproduction of meaning, from the speeches and signs distributed via social networks such as Facebook and WhatsApp. I observed, interviewed, collected and analyzed data based on the qualitative methodology of participatory research. Finally, in addition to content analysis of the interviews, I made use of Bakhtin's conception of genres to understand the dialogic relationship between schools, youth and social networks, which in addition to being present in everyday life, are tools that allow production and reproduction of subjects related to sexuality indifferent training offered by the school
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3828
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