CURTIR, COMENTAR E COMPARTILHAR: AS REDES SOCIAIS E A SEXUALIDADE NO COTIDIANO E FORMAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
Comunicação
Sexualidade
Formação
Redes sociais
Mídia social
Comunicação social
Rede social
Educação
Sexualidade
Education
Communication
Sexuality
Formation
Social networks
Barros, Fernanda Ribeiro | Posted on:
2016
Abstract
Tendo como ponto de partida o entrelaçamento entre Comunicação e Educação, busquei compreender os reflexos das redes sociais na formação da sexualidade dos jovens da escola pública. Parto da hipótese de que as redes sociais estão presentes no cotidiano dos alunos, apresentando conteúdos diversos através dos perfis individuais, páginas, links, imagens e comentários. Assim é possível pensar que os jovens possam construir sua sexualidade através da produção e reprodução de sentidos, a partir dos discursos e signos distribuídos por meio das redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp. Observei, entrevistei, coletei dados e analisei tendo como base a metodologia qualitativa da pesquisa participante. Por fim, além da análise do conteúdo das entrevistas, fiz uso da concepção de Bakhtin sobre gêneros discursivos para compreender a relação dialógica entre a escola, os jovens e as redes sociais, que além de estarem presentes na vida cotidiana, são ferramentas que permitem a produção e reprodução de assuntos relacionados à sexualidade indiferente da formação oferecida pela escola
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
EducaçãoComunicação
Sexualidade
Formação
Redes sociais
Mídia social
Comunicação social
Rede social
Educação
Sexualidade
Education
Communication
Sexuality
Formation
Social networks