• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social
  • PPGMC - Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - Niterói
  • PPGMC - Mestrado - Niterói
  • PPGMC - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social
  • PPGMC - Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - Niterói
  • PPGMC - Mestrado - Niterói
  • PPGMC - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Online Full Time - A sociabili... (7.008Mb)

Collections
  • PPGMC - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
ONLINE FULL TIME: A SOCIABILIDADE DAS GERAÇÕES Y E Z NO COTIDIANO TECNOLÓGICO
Azevedo, Douglas dos Santos | Posted on: 2016
Abstract
O objetivo desta pesquisa foi investigar a nova forma de sociabilidade das gerações Y e Z no cotidiano das metrópoles, especificamente na cidade do Rio de Janeiro. Estamos vivenciando um processo evolutivo da tecnologia, no qual nossas atividades comunicacionais estão sendo alteradas pelo uso do celular e de aplicativos e suas aplicabilidades. Através de uma pesquisa de observação simples em quatro locais públicos - metrô, shopping, bares e praias -, foi elaborada uma pesquisa quantitativa a fim de investigar esta nova forma de sociabilidade entre os jovens. Para isso, tivemos como campo de estudo a cidade do Rio de Janeiro. Em relação à observação simples, tratamos de relatar a investigação acerca da sociabilização dos subgrupos nos espaços públicos supracitados. A pesquisa quantitativa foi realizada presencialmente com 400 jovens e adolescentes pertencentes às gerações Y e Z, respectivamente. Como no cotidiano há uma pluralidade de olhares, conceitos de sociologia, antropologia, psicologia e comunicação foram utilizados a fim de entender e elucidar esta nova forma que surge e modifica, paulatinamente, o processo comunicacional. Para sustentar nossa proposta, foram usados conceitos de autores como: Abreu, Augé, Bauman, Benjamin, Caiafa, Carr, Castells, Eisenstein, Greenfield, Heller, Jenkins, King, Lanier, Lemos, Nardi, Recuero, Rushkoff, Sennett, Serres, Simmel, Sodré, Turkle, dentre outros
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Subject(s)
Cotidiano
Sociabilidade
Tecnologia
Comunicação
Juventude
Interação social
Cotidiano
Tecnologia
Comunicação social
Everyday
Sociability
Technology
Communication
Consumption
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3830
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram