ONLINE FULL TIME: A SOCIABILIDADE DAS GERAÇÕES Y E Z NO COTIDIANO TECNOLÓGICO
Sociabilidade
Tecnologia
Comunicação
Juventude
Interação social
Cotidiano
Tecnologia
Comunicação social
Everyday
Sociability
Technology
Communication
Consumption
Azevedo, Douglas dos Santos | Publicado en:
2016
Resumen
O objetivo desta pesquisa foi investigar a nova forma de sociabilidade das gerações Y e Z no cotidiano das metrópoles, especificamente na cidade do Rio de Janeiro. Estamos vivenciando um processo evolutivo da tecnologia, no qual nossas atividades comunicacionais estão sendo alteradas pelo uso do celular e de aplicativos e suas aplicabilidades. Através de uma pesquisa de observação simples em quatro locais públicos - metrô, shopping, bares e praias -, foi elaborada uma pesquisa quantitativa a fim de investigar esta nova forma de sociabilidade entre os jovens. Para isso, tivemos como campo de estudo a cidade do Rio de Janeiro. Em relação à observação simples, tratamos de relatar a investigação acerca da sociabilização dos subgrupos nos espaços públicos supracitados. A pesquisa quantitativa foi realizada presencialmente com 400 jovens e adolescentes pertencentes às gerações Y e Z, respectivamente. Como no cotidiano há uma pluralidade de olhares, conceitos de sociologia, antropologia, psicologia e comunicação foram utilizados a fim de entender e elucidar esta nova forma que surge e modifica, paulatinamente, o processo comunicacional. Para sustentar nossa proposta, foram usados conceitos de autores como: Abreu, Augé, Bauman, Benjamin, Caiafa, Carr, Castells, Eisenstein, Greenfield, Heller, Jenkins, King, Lanier, Lemos, Nardi, Recuero, Rushkoff, Sennett, Serres, Simmel, Sodré, Turkle, dentre outros
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoSujeta/Sujeto(s)
CotidianoSociabilidade
Tecnologia
Comunicação
Juventude
Interação social
Cotidiano
Tecnologia
Comunicação social
Everyday
Sociability
Technology
Communication
Consumption