Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3848
Title: É tudo nosso: o papel da confiança no consumo compartilhado: um estudo de caso sobre o site Tem Açúcar?
Authors: Vasconcelos, Elaine Araújo de
metadata.dc.contributor.advisor: Atem, Guilherme Nery
metadata.dc.contributor.members: Barros, Carla
Portilho, Fátima
Issue Date: 13-Jun-2017
Abstract: O presente trabalho se propõe a investigar as relações de confiança construídas através do consumo compartilhado a partir do site de empréstimos “Tem Açúcar?”. Mais do que um processo de consumo, tal fenômeno pode ser entendido como um processo de circulação de bens através de plataformas on-line tais como sites e aplicativos de celular e na colaboração entre indivíduos, na maioria das vezes, desconhecidos. Embora tais práticas não sejam um fato novo, o que as difere dos empréstimos e doações que acontecem entre vizinhos, amigos e familiares é que, com a ajuda da internet, elas agora acontecem também entre estranhos, o que exige um grau de confiança maior. Por esse motivo, o objetivo geral deste trabalho é investigar que mecanismos contribuem para a construção da confiança nesse “novo” tipo de consumo. O caminho metodológico delineado se sustenta no método de pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade, revisão bibliográfica, para pensar temas como o papel do consumo na nossa sociedade, a relação da chamada “geração internet” com as novas tecnologias de comunicação e a questão da confiança, ponto central desta pesquisa. Além disso, foram analisados também alguns dados fornecidos pela criadora do site “Tem Açúcar?”
metadata.dc.description.abstractother: This paper aims to investigate the relationships of trust built through shared consumption from loans site "has sugar?". More than a process of consumption, this phenomenon can be understood as a process of circulation of goods through online platforms such as websites and mobile applications and collaboration between individuals, for the most part, unknown. Although such practices are not new, what is different from loans and donations that happen between neighbors, friends and family is that with the advent of the internet, they now also happen between strangers, which requires a higher degree of confidence. Therefore, the aim of this study is to investigate mechanisms that contribute to building trust in this "new" type of consumption. The outlined methodological approach is based on qualitative research method with in-depth interviews, literature review, to consider issues such as the role of consumption in our society, the relationship of the "internet generation" with the new communication technologies and the issue of trust, central point of this research. We also analyzed some data provided by the creator of the site "Tem Açúcar?”
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3848
Appears in Collections:PPGMC - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação ELAINE ARAUJO DE VASCONCELOS_23022016.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.