A CRIANÇA COMO INFLUENCIADORA DE COMPRA PARA A PUBLICIDADE: APELOS, MOTIVAÇÕES E SUBJETIVIDADE INFANTIL
Mídia e cotidiano
Psicologia infantil
Ética e legislação publicitária
Infância
Publicidade
Midia
Psicologia infantil
Advertising to children
Media and quotidian
Child psychology
Ethics and advertising legislation
Childhood
Martins, Ingrid Schumann Seabra | Posted on:
2015
Abstract
O presente estudo teve como objetivo investigar de que forma a publicidade pode estimular crianças a se tornarem, não apenas consumidores finais, mas também influenciadores na tomada de decisão por parte de quem possui efetivamente o poder de compra. Buscou-se ainda estudar a influência de consumo que a criança pode vir a realizar no seio familiar, no caso de produtos de uso não exclusivamente infantil. Finalmente, buscou-se compreender em que grau a publicidade estaria envolvida no estímulo desta postura específica de consumo, assim como as possíveis consequências deste comportamento na subjetividade infantil. A posição da criança na sociedade passou por mudanças ao longo dos anos: se antes, muitas vezes, ganhava ínfima atenção da família, hoje tem sua opinião amplamente valorizada dentro de casa, ganhando projeção o comportamento denominado “protagonismo infantil”. Este destaque pode ocorrer até mesmo em questões de consumo e é sobre esta via que esta dissertação se debruçou. Foram feitas leituras sobre psicologia infantil, aspectos históricos-sociais da infância, técnicas de marketing e linguagem publicitária voltados a este público, políticas da comunicação publicitária infantil no Brasil e em outros países, além de terem sido analisadas diversas pesquisas sobre consumo e influência de compra em crianças. A partir deste material, partiu-se para a análise de comerciais televisivos e realização de entrevistas com pais de crianças entre 5 e 10 anos. Como principais resultados, identificou-se setenta e sete (77) anúncios de produtos ou serviços de uso familiar ou adulto, com elementos atraentes às crianças, e confirmou-se, nas entrevistas, a influência da publicidade sob o público infantil. Como alguns impactos possíveis deste “marketing de influência” na subjetividade infantil, percebeu-se a própria postura consumista, bem como o chamado “encurtamento da infância”
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
Publicidade infantilMídia e cotidiano
Psicologia infantil
Ética e legislação publicitária
Infância
Publicidade
Midia
Psicologia infantil
Advertising to children
Media and quotidian
Child psychology
Ethics and advertising legislation
Childhood