LETRAMENTO CORPORAL COMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO COMBATE À INATIVIDADE FÍSICA: UMA BREVE REVISÃO NARRATIVA
Letramento corporal
Atividade física
Educação física
Exercício físico
Prática de ensino
School physical education
Physical literacy
Physical activity
Abstract
Diante da prevalência da inatividade física, tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes no território brasileiro, este estudo propõe uma nova perspectiva para a Educação Física Escolar, com base no conceito de Letramento Corporal. A pesquisa defende que a integração dos componentes que constituem esse conceito nas práticas pedagógicas dos professores de Educação Física, representa uma mudança essencial para combater a inatividade física. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, foram analisadas e apresentadas abordagens pedagógicas e estratégias para o desenvolvimento do Letramento Corporal, destacando os aspectos cognitivos, emocionais, físicos e sociais que compõem sua prática. Além disso, refletimos sobre a necessidade de uma organização pedagógica intencional, sugerindo a inclusão de conteúdos que estimulem e desenvolvam os componentes essenciais para o desenvolvimento do Letramento Corporal.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
VIEIRA, Anthony Afonso Azine. Letramento corporal como ferramenta da Educação Física escolar no combate à inatividade física: uma breve revisão narrativa. 39p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025.Subject(s)
Educação física escolarLetramento corporal
Atividade física
Educação física
Exercício físico
Prática de ensino
School physical education
Physical literacy
Physical activity