CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM PIKLER PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Educação inclusiva, Educação infantil, Formação de professor
Pikler approach, childhood, child development, early childhood education, inclusive education
Abstract
O presente estudo destaca a importância da abordagem Pikler para a Educação
Infantil Inclusiva, especialmente durante os primeiros anos de vida, cruciais para o
desenvolvimento pleno das crianças. Nesse período, ocorrem mudanças significativas
nas habilidades cognitivas e motoras, e é fundamental que essas práticas sejam
inclusivas, considerando também crianças com deficiência. O desafio atual é superar
a visão tradicional de cuidado e educação, buscando práticas que favoreçam uma
Educação Inclusiva a partir de uma perspectiva humanizadora. A proposta deste
estudo visa proporcionar conhecimento sobre a abordagem de Emmi Pikler e suas
contribuições para a prática docente de professoras que atuam com bebês e crianças
de zero a três anos e onze meses em creches no município de Juiz de Fora – MG.
Por meio de um curso de formação continuada, a pesquisa pretendeu ressaltar
elementos centrais da abordagem Pikler, como a visão do desenvolvimento infantil, a
motricidade livre, o brincar livre, os cuidados básicos e a importância do vínculo com
um adulto de referência, visando facilitar um processo eficaz de inclusão na creche. A
pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Foi realizada
uma análise dos dados através da aplicação de um questionário digital, usando a
escala Likert, com o intuito de avaliar a construção do conhecimento sobre a
abordagem Pikler após a realização do curso de formação continuada. O foco foi
convalidar as impressões da formação e sua relevância para os cuidados diários no
contexto da educação infantil em creches. Os dados coletados revelaram um aumento
significativo no conhecimento das professoras sobre a abordagem Pikler após a
formação. As participantes relataram uma maior compreensão dos princípios que
sustentam a abordagem e como aplicá-los em suas práticas diárias. A formação
contribuiu para a conscientização sobre a importância da inclusão e do vínculo afetivo
no desenvolvimento das crianças, promovendo um ambiente mais acolhedor e
adaptado às necessidades de todos os alunos. A pesquisa conclui que a abordagem
Pikler oferece valiosas contribuições para o aprimoramento das práticas inclusivas na
Educação Infantil. A formação continuada é essencial para capacitar os profissionais
da primeira infância a implementarem essas práticas, favorecendo um ambiente que
respeite a singularidade de cada criança e promova um desenvolvimento saudável e
inclusivo. A disseminação do conhecimento sobre a pedagogia de Emmi Pikler é
fundamental para transformar a realidade das creches, fortalecendo a relação entre
cuidado e educação.
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Document type
TeseSource
MOREIRA, Kerolyn Christina. Contribuições da abordagem Pikler para a Educação Inclusiva na primeira infância. 2025. 182 f. Tese (Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão)-Instituto de Biologia,Universidade Federal Fluminense,Niterói,2025.Subject(s)
abordagem Pikler, infância, desenvolvimento infantil, educação infantil, inclusão escolarEducação inclusiva, Educação infantil, Formação de professor
Pikler approach, childhood, child development, early childhood education, inclusive education