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CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM PIKLER PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Moreira, Kerolyn Christina
Abstract
O presente estudo destaca a importância da abordagem Pikler para a Educação Infantil Inclusiva, especialmente durante os primeiros anos de vida, cruciais para o desenvolvimento pleno das crianças. Nesse período, ocorrem mudanças significativas nas habilidades cognitivas e motoras, e é fundamental que essas práticas sejam inclusivas, considerando também crianças com deficiência. O desafio atual é superar a visão tradicional de cuidado e educação, buscando práticas que favoreçam uma Educação Inclusiva a partir de uma perspectiva humanizadora. A proposta deste estudo visa proporcionar conhecimento sobre a abordagem de Emmi Pikler e suas contribuições para a prática docente de professoras que atuam com bebês e crianças de zero a três anos e onze meses em creches no município de Juiz de Fora – MG. Por meio de um curso de formação continuada, a pesquisa pretendeu ressaltar elementos centrais da abordagem Pikler, como a visão do desenvolvimento infantil, a motricidade livre, o brincar livre, os cuidados básicos e a importância do vínculo com um adulto de referência, visando facilitar um processo eficaz de inclusão na creche. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Foi realizada uma análise dos dados através da aplicação de um questionário digital, usando a escala Likert, com o intuito de avaliar a construção do conhecimento sobre a abordagem Pikler após a realização do curso de formação continuada. O foco foi convalidar as impressões da formação e sua relevância para os cuidados diários no contexto da educação infantil em creches. Os dados coletados revelaram um aumento significativo no conhecimento das professoras sobre a abordagem Pikler após a formação. As participantes relataram uma maior compreensão dos princípios que sustentam a abordagem e como aplicá-los em suas práticas diárias. A formação contribuiu para a conscientização sobre a importância da inclusão e do vínculo afetivo no desenvolvimento das crianças, promovendo um ambiente mais acolhedor e adaptado às necessidades de todos os alunos. A pesquisa conclui que a abordagem Pikler oferece valiosas contribuições para o aprimoramento das práticas inclusivas na Educação Infantil. A formação continuada é essencial para capacitar os profissionais da primeira infância a implementarem essas práticas, favorecendo um ambiente que respeite a singularidade de cada criança e promova um desenvolvimento saudável e inclusivo. A disseminação do conhecimento sobre a pedagogia de Emmi Pikler é fundamental para transformar a realidade das creches, fortalecendo a relação entre cuidado e educação.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
MOREIRA, Kerolyn Christina. Contribuições da abordagem Pikler para a Educação Inclusiva na primeira infância. 2025. 182 f. Tese (Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão)-Instituto de Biologia,Universidade Federal Fluminense,Niterói,2025.
Subject(s)
abordagem Pikler, infância, desenvolvimento infantil, educação infantil, inclusão escolar
Educação inclusiva, Educação infantil, Formação de professor
Pikler approach, childhood, child development, early childhood education, inclusive education
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/38755
License Term
CC-BY-SA
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