REPRESENTAÇÕES DA ADVOCACIA CRIMINAL NO INSTAGRAM: FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ADVOCACIA “OSTENTAÇÃO” E MARKETING JURÍDICO DIGITAL
Advocacia digital
Advocacia ostentação
Advogado Criminal
Marketing Jurídico
Advocacia
Prática profissional
Rede social on-line
Marketing digital
Instagram
Digital Advocacy
Ostentatious Advocacy
Criminal Lawyers
Marketing in Law
Abstract
Esta pesquisa teve por objetivo identificar e analisar como a advocacia ostentação surge no contexto das redes sociais para ressignificar as identidades profissionais e difundir as práticas de advogados criminais a partir da abordagem de um trabalho de campo digital. Analiso o perfil de conteúdos jurídicos no Instagram a fim de compreender como os criminalistas representam seu processo de formação e as demais transformações vivenciadas no campo. A observação das entrevistas realizadas nesse perfil com profissionais acostumados a atuarem de forma discreta em casos de repercussão nacional e internacional, muitos deles sendo na seara do Direito Penal Econômico, foi capaz de revelar particularidades deste tipo de advocacia que provém de uma linhagem tradicional, acostumada a enaltecer a atuação de notórios tribunos de Júri e defensores de militantes sociais durante o período ditatorial brasileiro. Assim, muitos conflitos se delineiam a partir da maneira com que certos advogados criminais exploram suas aparições midiáticas, algo visto como uma conduta “ostentativa” possivelmente danosa pelos advogados mais tradicionais. Dito isso, a análise da categoria “ostentação” presente na advocacia foi proposta a partir da observação sobre o cotidiano dos advogados no Instagram. O estudo sobre o uso da imagem por esses indivíduos acabou revelando a importância do marketing jurídico digital, que é largamente explorado por meio das vendas de cursinhos, mentorias e comunidades jurídicas, assim como pela organização da “produção de conteúdo” nos perfis dessa rede social. Em conclusão, as representações profissionais evidenciam as hierarquizações da profissão na medida que se revelavam distintos espaços de privilégio e aquisição de prestígio àqueles que não pertenciam à linhagem tradicional da advocacia criminal.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
LIMA, Letícia Barros Corrêa de. Representações da advocacia criminal no Instagram: formação profissional, advocacia “ostentação” e marketing jurídico digital. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Segurança Pública) - Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
InstagramAdvocacia digital
Advocacia ostentação
Advogado Criminal
Marketing Jurídico
Advocacia
Prática profissional
Rede social on-line
Marketing digital
Digital Advocacy
Ostentatious Advocacy
Criminal Lawyers
Marketing in Law