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TCC NATALIA CORTAT - VERSÃO FI... (1.128Mb)

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HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM ESTUDO SOBRE BENEFÍCIOS PARA A APRENDIZAGEM DA PROPORCIONALIDADE
Cortat, Natália Faria
Abstract
A matemática é uma disciplina extremamente importante no nosso meio social, e se faz totalmente presente em nosso cotidiano. Normalmente, aprender matemática acaba sendo algo muito difícil para a maioria dos alunos, em geral pode-se dizer que as relações com os números que os mesmos trazem em sua grande bagagem, pois em muitas brincadeiras eles estão contando e lidando diretamente com a Matemática. Com a álgebra, isso não é diferente. Utilizando a História da Matemática é possível tornar as aulas mais prazerosas, auxiliando assim, o entendimento pela temática, e faz com que o aluno entenda qual os motivos que levaram os pesquisadores a descobrirem tal conceito, a fim de tornar a matemática mais prazerosa dando sentido as atividades propostas. Este presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo no ensino da álgebra e a importância da História da Matemática como metodologia de ensino além de frisar a importância da sequência didática relaciona ao cotidiano do aluno. Foi realizado um estudo bibliográfico, no qual foi possível identificar os principais benefícios no ensino da álgebra com utilização da História da Matemática, o que apresenta as dificuldades relacionadas ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a Matemática é uma disciplina essencial na vida do aluno, tanto dentro ou fora da sala de aula. É uma disciplina que está presente no cotidiano de todos e é necessário que o ensino dessa disciplina seja realizado de forma significativa e contextualizada, fugindo do tradicionalismo que está presente há anos na escola.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
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Subject(s)
Sequência didática
História da Matemática
Razão e proporção
História
História da matemática
Following Teaching
History of Mathematics
Reason and proportion
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/38828
License Term
CC-BY-SA
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