CONVERSO, LOGO COMPRO: A SOCIABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE CONSUMO EM REDE
Comunicação mediada por computador
Rede social
Prosumers
Consumo em rede
Mídia (Publicidade)
Interação social
Rede social
Consumo (Economia)
Social interaction
Communication mediated by computer
Social web
Web consumption
Couto, Tatiana Cioni | Posted on:
2015
Abstract
A mídia social possibilitou às pessoas a possibilidade da publicação instantânea e a troca de opiniões e comentários em rede. Algumas empresas constroem negócios virtuais nessas mídias ou delas se utilizam. O surgimento das redes e da internet trouxe consequências como: a realização de ações em “tempo real”; o surgimento e a ocupação do “ciberespaço”; o deslocamento de identidades; as representações do Eu no “mundo virtual” e a conexão entre as pessoas por meio de computador ou dispositivos móveis para realizar negócios (comércio social). Essas interações mediadas por computador afetaram o o modo de se expressar e o consumo. Foram utilizados como preceitos teóricos: a definição de sociedade e de interação social (BAKTHIN, 2006); a Comunicação Mediada por Computador (CASTELLS, 1999); a conversação em rede (RECUERO, 2012) e o consumo via validação social (ADOLPHO, 2013) para mostrar o place internet como a nova forma de exercer e promover o consumo via sociabilidade. A pesquisa tem como objetivo geral estabelecer a relação entre os elementos: comunidade, conteúdo, comércio de uma marca e o argumento da prova social como influenciadora na Comunicação Mediada por Computador (CMC) apresentando como objeto de estudo o site de viagens TripAdvisor. Observa-se que o TripAdvisor, um site de viagens, ao reunir fóruns de discussões, Facebook e sistemas abertos de avaliações de usuários sobre locais de viagem e de gastronomia, consegue atuar como uma mídia social em rede. Ao mesmo tempo, a empresa gera um o comércio eletrônico vinculado às percepções de uma mídia social
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DissertaçãoSubject(s)
Interação socialComunicação mediada por computador
Rede social
Prosumers
Consumo em rede
Mídia (Publicidade)
Interação social
Rede social
Consumo (Economia)
Social interaction
Communication mediated by computer
Social web
Web consumption