• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social
  • PPGMC - Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - Niterói
  • PPGMC - Mestrado - Niterói
  • PPGMC - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social
  • PPGMC - Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - Niterói
  • PPGMC - Mestrado - Niterói
  • PPGMC - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Sexualidades e gêneros cambian... (1.667Mb)

Collections
  • PPGMC - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
SEXUALIDADES E GÊNEROS CAMBIANTES: MILITÂNCIA E ATIVISMO NOS DOCUMENTÁRIOS GENERONAUTAS (JORNADA POR IDENTIDADES MUTANTES E DE GRAVATA E UNHA VERMELHA)
Silva, Sandra Alesia Pereira da | Posted on: 2015
Abstract
Esta dissertação analisa dois documentários - "Generonautas, jornada por identidades mutantes" (Monika Treut, 1999) e "De gravata e unha vermelha" (Miriam Chnaiderman, 2014) - tendo o objetivo de discutir como a identidade de gênero e a sexualidade são expressas nessas obras. Balizam este estudo a concepção de identidade como em contínua transformação e, gênero, como construção histórica, cultural e política. Sustentam, especialmente, tal olhar, os estudos feministas e a teoria queer, que defende a superação da padronização binária heterossexual/homossexual. O trabalho avalia os diferentes pontos de vista dos documentários, considerando os momentos históricos de suas produções. No filme de Treut, destacamos o aspecto militante da obra ao abordar o cotidiano de uma comunidade de trasgêneros residentes em São Francisco (EUA), tendo a cidade um papel importante na causa em defesa dos corpos abjetos. Já no filme de Chnaiderman, buscamos entender como se apresenta a sexualidade e o gênero em sua multiplicidade, tendo a vestimenta como principal elemento de transgressão. Isto posto, enumeramos algumas indagações que atravessam esta pesquisa: como se constroem os diferentes ativismos nas duas produções, mantendo-se a perspectiva de uma militância desenhada pelas organizações LGBT (Lésbica, gay, bissexual e trans) e tendo em vista a construção e consolidação de direitos sociais para este grupo ao longo dos quinze anos, tempo de espaço entre as produções? Qual a articulação - seja em maior ou menor grau - com o cotidiano, no sentido de se reconhecer neste "espaço de vivência e convivência", uma trilha para a consolidação dos propósitos do ativismo? Quais as marcas temporais específicas dos filmes que dialogam com a teoria queer? Por fim, que questões éticas suscitam tais obras quando expõem indivíduos historicamente discriminados? Buscar responder a estas e outras questões próximas, significa, para esta pesquisa, apontar para a necessidade do rompimento da invisibilidade que ainda marca quem optou pela transexualidade e/ou outras formas de identidade sexual e de gênero e, ao mesmo tempo, reconhecer na mídia, mais especificamente no audiovisual de não-ficção, um locus potente e significativo no cenário da comunicação contemporânea
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Subject(s)
Militância
Documentário
Gênero
Identidade
Queer
Documentário (Cinema)
Gênero
Ativismo
Identidade (Psicologia)
Minorias sexuais
Documentary
Activism
Gender
Identity
Everyday
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3891
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram