ANÁLISE CRÍTICA DO TEMA ENERGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DA REDE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
Ensino de ciências
Livros didáticos
Interdisciplinaridade
Pensamento crítico
Ensino de ciências biológicas
Ensino de ciências naturais
Livro didático
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Energy
Science education
Textbooks
Interdisciplinarity
Critical thinking
Abstract
O conceito de energia desempenha um papel central no ensino de ciências, sendo essencial para a compreensão dos fenômenos naturais e das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Nesse contexto, torna-se relevante investigar como esse tema é abordado nos materiais didáticos utilizados em sala de aula. Assim, este trabalho realiza uma análise crítica do tratamento do conceito de energia em livros didáticos de Ciências adotados na rede pública do município do Rio de Janeiro, do 6º ao 9º ano. A partir de uma abordagem qualitativa, foram examinados aspectos como precisão científica, clareza conceitual, interdisciplinaridade, estratégias pedagógicas e estímulo ao pensamento crítico. Como inovação metodológica, a análise incorporou imagens selecionadas dos materiais didáticos que exemplificam diferentes representações da energia em diversas disciplinas, como Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. As imagens, como o ciclo do carbono, a energia eólica, o pôr do sol na Igreja da Penha e o espectro eletromagnético, foram analisadas discursivamente à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados revelaram progressos na diversidade temática e metodológica ao longo das séries, especialmente na integração com temas de sustentabilidade, cultura, tecnologia e meio
ambiente. Entretanto, foram identificadas fragilidades, como a fragmentação conceitual, uso superficial de recursos visuais e ausência de sistematização de saberes indígenas e afrobrasileiros. A pesquisa propõe estratégias de aperfeiçoamento, como a valorização da interdisciplinaridade, formação docente continuada e o uso pedagógico crítico das imagens, reafirmando o papel dos livros didáticos na formação de cidadãos críticos e conscientes.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
PEREIRA, Maria Lídia Oliveira Valim Coutinho. Análise crítica do tema energia em livros didáticos da rede pública do Rio de Janeiro: reflexões sobre o ensino de ciências. 2025. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura) – Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025.Subject(s)
EnergiaEnsino de ciências
Livros didáticos
Interdisciplinaridade
Pensamento crítico
Ensino de ciências biológicas
Ensino de ciências naturais
Livro didático
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Energy
Science education
Textbooks
Interdisciplinarity
Critical thinking