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Title: A Física Moderna e Contemporânea nas obras indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático: uma análise sob a perspectiva da transposição didática
Authors: Slovinscki, Luciano
metadata.dc.contributor.advisor: Bernardo, José Roberto da Rocha
metadata.dc.contributor.members: Martins, Jorge Simões de Sá
Almeida, Lucia da Cruz de
Bernardo, José Roberto da Rocha
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A inserção de assuntos relacionados à Física Moderna e Contemporânea (FMC) é algo defendido por pesquisadores da área de Ensino de Física há bastante tempo. Com a obrigatoriedade de que esses assuntos constem nas obras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012 para o Ensino Médio, essa inserção se deu de uma forma geral, com diferentes abordagens utilizadas por cada autor. A intenção deste trabalho é investigar como a FMC está inserida dentro das obras do PNLD, e verificar de que forma a Transposição Didática, proposta por Yves Chevallard, ocorre no caminho que um conhecimento percorre desde sua concepção até a inclusão no livro didático. Para atingir tal objetivo, analisamos o artigo de Einstein (1905), que introduziu a Teoria da Relatividade Restrita como representante do que Chevallard (1991) chamou de Saber Sábio, e as obras de Kantor et al. (2010) e Pietrocola et al. (2010), constantes do PNLD como pertencentes à esfera dos Saberes a Ensinar (CHEVALLARD, 1991). Para fins de triangulação de dados, recorremos ainda a uma publicação utilizada no Ensino Superior, a obra de Halliday, Resnick e Walker (2009). O estudo permitiu compreender porque e de que forma alguns conteúdos são contemplados nos currículos de física e outros não.
metadata.dc.description.abstractother: The inclusion of issues related to Modern and Contemporary Physics (MCP) is something championed by education researchers for a long time. With the requirement for these issues that are in the works of the National Textbook Program (NTP) 2012 to High School, this insertion occurred in general, with different approaches used by each author. The intention of this work is to investigate how the MCP is inserted inside the NTP’s works, exploring its contents and verify if the concept of the Didactic Transposition, proposed by Yves Chevallard, occurs in the path that knowledge goes through, from its conception to the inclusion in the textbooks. To achieve that objective, we analyzed the article by Einstein (1905), that introduced the Restrict Relativity Theory and represents what Chevallard (1991) called Know Wise, and Kantor et al. (2010) and Pietrocola et al. (2010), in which belong to NTP sphere of knowledge to teach (CHEVALLARD, 1991). In order to triangulation of data, we still appeal to a publication used in High School, the work of Halliday, Resnick e Walker (2009). The study allowed we to understand why and how some contents are included in the curricula of physics, and others, do not.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3918
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