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Title: A ascensão da Física no Ensino Secundário e o papel do Colégio Pedro II
Authors: Silva, Camilla Schausse Vasconcelos da
metadata.dc.contributor.advisor: Lemos, Nivaldo Agostinho
metadata.dc.contributor.members: Costa Junior, Antônio Tavares da
Nunes, Wallace de Castro
Lemos, Nivaldo Agostinho
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho tem como objetivo expor a origem do ensino da Física como disciplina isolada no ensino secundário no Brasil, com destaque para o Colégio Pedro II, paradigma de instituição de ensino no século XIX. Desde a inauguração do Colégio, em 1838, até 1925, as disciplinas Física e Química eram justapostas, pertenciam à mesma cadeira. A partir deste ano, o país, influenciado pelo exemplo francês de ensino, estabelece a separação das disciplinas em questão. São expostos os programas de ensino dos anos de 1926 (Física – Colégio Pedro II) e de 2012 (Currículo Mínimo de Física do Estado do Rio de Janeiro). É feita uma comparação entre os dois programas, procurando destacar as diferenças de ênfases e conteúdos, com vista a identificar aspectos do currículo de 1926 que podem ser inspiradores nos dias de hoje.
metadata.dc.description.abstractother: This work aims at showing the origin of the teaching of physics as an isolated discipline in secondary education in Brazil, highlighting the Colégio Pedro II, paradigm of educational institution in the nineteenth century. Since the opening of the Colégio in 1838, until 1925, Physics and Chemistry were juxtaposed subjects, belonged to the same chair. From 1926, the country, influenced by the French example of teaching, establishes the separation of the disciplines in question. The educational programs for the years 1926 (Physics, Colégio Pedro II) and 2012 (Minimum Curriculum for Physics of the State of Rio de Janeiro) are presented. A comparison between the two programs is made, seeking to highlight the differences in emphasis and contents in order to identify aspects of the 1926 curriculum which may be inspiring today.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3920
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