ENSINO DE FÍSICA COM PERSPECTIVA INCLUSIVA: PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA A ABORDAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DA ELETRODINÂMICA
Ensino de física
Eletrodinâmica
Ensino de física
Educação inclusiva
Eletrodinâmica
Inclusive education
Physics teaching
Eletrodynamics
Xavier, Carolina Tereza de Araújo | Posted on:
2012
Abstract
Desde a Constituição Federal de 1988 o Brasil tem vivido um movimento de igualdade dos
direitos e respeito à diversidade. No que se refere à educação têm sido buscados mecanismos que, além de garantir o acesso e a permanência na escola, possibilitem uma educação de qualidade para todos os alunos. Diversos documentos (Decretos, Diretrizes e Políticas educacionais) foram elaborados e aprovados, de modo a se constituírem como garantia do
acesso e da permanência dos alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino. Porém, a garantia do acesso à escola não se traduz em educação inclusiva se mudanças nos processos de ensino não ocorrerem. Apesar do aumento na matrícula de alunos com
necessidades educacionais na rede regular de ensino, nas salas de aula vem se realizando uma
pseudoinclusão, ou seja, a integração dos alunos com necessidades educacionais especiais. Eles estão nas salas de aulas, mas, geralmente, não lhes é ofertado um ensino adequado que
proporcione um aprendizado significativo. Há a necessidade de mudanças no fazer docente
para a realização efetiva da inclusão. Em relação ao ensino de Física os resultados das pesquisas em educação em Ciências/Física ainda são embrionários, contudo, as recomendações dizem respeito à necessidade de mudança na postura docente que resulte em um novo olhar sobre as abordagens metodológicas, incluindo os recursos didáticos. Sendo assim, nesta monografia será abordado o ensino de Física para alunos cegos ou com baixa visão, com a apresentação de uma sequência didática para o ensino de conceitos básicos da eletrodinâmica, com ênfase em experimentos de baixo custo, fácil reprodução e que permitem a percepção multissensorial dos fenômenos. Apesar da sequência didática não ter sido aplicada em sala de aula do Ensino Médio Regular, a avaliação do material por alunos cegos e videntes demonstrou a validade do uso de kits experimentais adaptados para a percepção dos fenômenos físicos por meio da visão, da audição e do tato, possibilitando uma melhor compreensão dos conceitos envolvidos. Por fim, destaca-se que o principal condicionante a aulas de Física inclusivas reside no fazer docente dos professores
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Educação inclusivaEnsino de física
Eletrodinâmica
Ensino de física
Educação inclusiva
Eletrodinâmica
Inclusive education
Physics teaching
Eletrodynamics