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Title: É possível aprender relatividade em qualquer idade?: uma abordagem com enfoque histórico-investigativo
Authors: Silva, Marcius Vinicius Silvestre da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Isa
metadata.dc.contributor.members: Almeida, Lucia da Cruz de
Costa, Eden Vieira
Costa, Isa
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho possui o objetivo de contribuir para a atualização curricular da disciplina de Física no nível médio, de certa forma, fornecendo uma abordagem histórica sobre a inserção da Relatividade Restrita de Einstein, como um dos temas fundamentais da Física Moderna e Contemporânea (FMC). Teve como referenciais teórico-metodológicos as teorias: da concepção alternativa, de Gravina e Buchweitz; da aprendizagem significativa, de David Ausubel; dos saberes docentes, de Maurice Tardif; e a reflexão docente de Donald Schön. Trata-se da construção de uma proposta de ensino para o conteúdo de Relatividade Restrita no primeiro ano do ensino médio, conforme consta no Currículo Mínimo 2012 do RJ. Como recursos didáticos foram utilizados vídeos, textos retirados da Internet, material didático com referência em livros e notas de aula e questionários para levantar as concepções alternativas dos estudantes. A proposta foi aplicada a um grupo com cinco a seis jovens e adultos voluntários, que já haviam concluído o nível médio e que tinham interesse em aprender o tema. A observação durante as aulas informais e a avaliação feita permitiram afirmar que o resultado final obtido com esse trabalho foi de que é viável a inserção de alguns tópicos de FMC no ensino médio, em particular a Relatividade Restrita, e de que existe uma boa aceitação e aprendizagem do tema por parte dos alunos.
metadata.dc.description.abstractother: This work has the objective of contributing to the curriculum updating of the discipline Physics in secondary level, in a way, providing a historical approach to the inclusion of Einstein’s Relativity, one of the fundamental themes of Modern and Contemporary Physics (MCP). It had as theoretical and methodological frameworks the following theories: the alternative conception of Gravina and Buchweitz; David Ausubel’s meaningful learning, Maurice Tardif’s of teaching knowledge and Donald Schön’s reflexive teacher. It deals with the construction of a teaching proposal about the content of Relativity for students in the first year of high school, as suggested in the Minimum Curriculum RJ 2012. As teaching resources, videos, texts taken from the Internet, courseware with reference books and lecture notes and questionnaires were used to raise the students' alternative conceptions. The proposal was applied to a group of five to sixyoung people and adult volunteers who had completed High School and who had interest in learning the subject. The observation during informal lessons and assessment allows us to affirm that the final result obtained from this study was that it is feasible to insert some threads of MCP in secondary education, particularly Special Relativity, and that there is good acceptance and learning of the theme by students.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3922
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